O PAPEL DO DIRETOR DE TEATRO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CENAS PLURAIS

Autores/as

  • Natalia Perosa Soldera Université Laval

Palabras clave:

Diretor teatral, Dramaturgia Plural, Texto da performance.

Resumen

A pesquisa examina conceitos e práticas vinculados às escrituras plurais da cena, tais como: a dramaturgia plural, o performative turn, os ciclos RSVP e Repère. Deste exame, pretende-se identificar de que forma estes processos, nos quais a pluralidade é fator de criação, demandam novas abordagens do processo criativo pelo diretor de teatro.


Citas

BOGART, Anne. A Preparação do Diretor. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BRAUN, Edward. Director and the stage: from naturalism to Grotowski. London: Methuen Drama, 1982, 218 p.

BROOK, Peter. Da liberdade fácil à liberdade difícil. In: Folhetim: Teatro do Pequeno Gesto. n. 14, 2002. p. 80-91.FISCHER-LICHTE, Erika. The Transformative Power of Performance: A New Aesthetics. London: Routledge, 2008.

DUNDJEROVIC, Aleksandar S. Robert Lepage. London: Routledge Performance Pratictioners, 2009, 166 p.

FAGUY, Robert. De la performativité des systèmes technologiques interactifs. In Revue Aparté – arts vivants. Montreal: l’École supérieure de théâtre de l’UQAM, May 2014, p. 6.

FÉRAL, Josette. Teatro, teoría y práctica: más allá de las fronteras. Buenos Aires: Galerna, 2004.

HARVIE, J and LAVENDER (Eds.). A. Making Contemporary Theater: International rehearsal processes. Manchester: Manchester University Press, 2010, 252 p.

ISAACSSON, Marta. Cruzamentos históricos: teatro e tecnologias de imagem. In: ArtCultura, v. 13, 7-12. Uberlândia: Programa de Pós-graduação em História da UFU, 2011.

MITTER, Shomit. Systems of Rehearsal: Stanislavsky, Brecht, Grotowski and Brook. Londres: Routledge, 1992.

MORIN, Edgar. Da necessidade de um pensamento complexo. In: Francisco Menezes Martins e Juremir Machado da Silva (Orgs.). Para navegar no século XXI. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs, 2000, pp. 13-36.

OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

PRIGOGINE, Ilya et STENGERS, Isabelle. Order out of chaos. New York: Bantam Books, 1984.

SCHECHNER, Richard. Environmental Theater. New York: Applause, 1994. __________________. Performance Studies: an introduction. New York: Routledge,2002.

WORTH, L. and POYNOR, H. Anna Halprin. London: Routledge performance pratictioners, 2004, 196 p.

Publicado

18/06/2018

Cómo citar

Perosa Soldera, N. (2018). O PAPEL DO DIRETOR DE TEATRO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CENAS PLURAIS. Revista Da FUNDARTE, 35(35), 126–142. Recuperado a partir de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/458

Artículos similares

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.