Provocações, (des)continuidades, desfechos: potência edu(vo)cativa das imagens fílmicas na formação docente
Palavras-chave:
Potência Edu(vo)cativa, cinema, formação docente.Resumo
O objetivo neste texto é abordar o cinema enquanto dispositivo/disparador para a formação docente, compreendendo-o como artefato produzido pela cultura que produz formas de ver e ser visto. Neste ínterim, subsidiado por experiências de aprendizagem no contexto da formação docente, respaldado pela abordagem narrativa e perspectiva da cultura visual, busca-se estabelecer relações entre arte e subjetividade no que tange às construções sociais /históricas/culturais e ideológicas presentes nas visualidades veiculadas pela cinematografia. Para tanto, explora-se o conceito edu(vo)cativo atribuído ao cinema, que compreende os aspectos educativo, evocativo e cativo que envolvem a aprendizagem mediada pelas visualidades.Referências
BRUNER, Jerome. Actos de significado: más allá de la revolución cognitiva. Madrid: Alianza Editorial, 1991.
DIAS, Belidson. O i/mundo da cultura visual. Brasília Editora da pós-graduação em arte da Universidade de Brasília, 2011.
ELLSWORTH, Elizabeth. Posiciones en la enseñanza: diferencia, pedagogía y el poder de la direccionalidad. Madrid: Akal, 2005.
FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
FRESQUET, Adriana. Imagens do desaprender: uma experiência de aprender com o cinema. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
FRESQUET; Adriana; MIGLIORIN, Cezar. Da obrigatoriedade do cinema na escola: notas para uma reflexão sobre a lei 13.006/14. In: FRESQUET, Adriana (Org.). Cinema e Educação: a lei 13.006. Reflexões, perspectivas e propostas. Belo Horizonte: Universo Produção, 2015.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: uma proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
MARTINS, Alice Fátima. Imagens do cinema, cultura contemporânea e o ensino de artes visuais. In OLIVEIRA, M. O. de (Ed.). Arte, educação e cultura. Santa Maria: Ed. da UFSM, 111-130, 2007.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.). Circunstâncias e ingerências da cultura visual. In: MARTINS, R. y TOURINHO, I. (Eds.) Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM. (pág. 51-68) 2011.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.