Da sala ao pátio: o teatro do acontecimento na escola

Autores/as

  • Gabriela Greco E.M.E.F. Mário Quintana

Palabras clave:

Teatro, espaço escolar, identidade, performance.

Resumen

Propõe-se uma reflexão sobre a trajetória da educadora/artista que percebe sua prática como atriz distante de sua prática em sala de aula e busca aproximar essa relação entre a concepção de teatro vivenciada e a forma de construção de cena que propõe como educadora. A partir de um recorte do cenário educacional da cidade, na qual percebe-se a escola quase como uma ilha, discute-se o cuidado de si na formação da identidade dos sujeitos. Pensa-se sobre a relação hostil dos alunos e de como romper com a resistência para a experiência teatral. O artigo tem como pano de fundo uma performance de criação coletiva, com adolescentes, que aconteceu no ano de 2008 no pátio de uma escola municipal da Restinga, na periferia de Porto Alegre.

Publicado

06/10/2014

Cómo citar

Greco, G. (2014). Da sala ao pátio: o teatro do acontecimento na escola. Revista Da FUNDARTE, (28), P. 15–30. Recuperado a partir de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/148

Artículos similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.