DE CÁ PRA LÁ - DA SALA DE AULA PARA A CENA PARA O LIVRO

TEATRO, DRAMATURGIA E MEDIAÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA COM CRIANÇAS E JOVENS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1426

Palabras clave:

Teatro, Dramaturgia, Pedagogia do Teatro

Resumen

De cá pra lá: peças de cá teatro pra lá é uma coletânea que reúne dez peças teatrais escritas e encenadas com crianças e jovens com faixa etária entre seis a quinze anos de idade, em aulas extracurriculares de teatro ministradas pela autora deste trabalho e organizadora da obra entre os anos 2015 a 2019 em Florianópolis/SC. Para esta publicação, são compartilhados procedimentos artísticos que resultaram nestas dramaturgias, as etapas de criação e produção do livro físico e os encontros de mediação artístico-literária que aconteceram durante a distribuição dos exemplares de modo gratuito em escolas públicas, bibliotecas e acervos comunitários da cidade, difundindo e estimulando à escrita, à leitura e ao fazer teatral para todas as idades.

Biografía del autor/a

Júlia Fernandes Lacerda, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis, SC/Brasil

Doutoranda em Teatro do Programa de Pós-graduação em Teatro (PPGT) na Universidade do Estado de Santa Catarina (2020/2), sob orientação da Professora Dra. Heloise Baurich Vidor. É Bolsista de pesquisa do Programa UNIEDU/ Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES), do Governo do Estado de Santa Catarina. Pesquisadora na área de pedagogia do teatro, desenvolve projeto de pesquisa sobre as relações entre o teatro e a escrita com crianças e adolescentes. Mestre em teatro na mesma instituição (2011-2013), sob orientação do Professor Dr. Stephan Arnulf Baumgartel, na área de dramaturgia. Graduada em Educação Artística com Habiltação em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004-2009). Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Teatro, dramaturgia, educação e pedagogia do teatro. Atua como professora de teatro em escolas públicas e particulares de Florianópolis, no ensino formal e extracurricular desde 2007. É coordenadora e professora responsável pelo Grupo de Teatro extracurricular no Colégio Santa Catarina de 2014 até o presente. Organizadora do livro "De cá pra lá: peças de cá teatro pra lá" - Coletânea de textos teatrais realizados com crianças e adolescentes em aulas extracurriculares de teatro por meio do Edital de Apoio às Culturas 2021, do Fundo Municipal de Cultura de FlorIanópolis. É idealizadora e facilitadora do projeto ETC. Escrita Teatral Criativa, contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2022, realizando oficinas de teatro e escrita em escolas públicas no Estado de Santa Catarina.

Citas

BAJARD, Élie. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. São Paulo: Civilização Brasileira, 1998.

CABRAL, Biange. Pedagogia do Teatro e Teatro como Pedagogia. In: X Congresso da ABRACE, vol. 8, n.1. Anais. São PAULO: PPGADC; UNICAMP, INSTITUTO DAS ARTES, 2007.

CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e escrever. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.

FLUSSER, Vilém. A escrita: há futuro para a escrita? 1ª ed. São Paulo: Annablume, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

____________. Pedagogia do oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

XXXXXXXXXXXX. De Cá pra Lá: peças de cá teatro pra lá. (Org.). Florianópolis: Editora da Autora, 2023.

NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Ventoforte: no teatro em comunidades. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2015.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. Trad. Cássia Raquel da Silveira. São Paulo: Cosac-Naify, 2009.

SARMENTO, Manoel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, n. 21, 19 nov. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/1467. Acesso em: 28/01/2024 às 21h58.

SOARES, Carmela. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero: o ensino do teatro na escola pública. Ilustrações Lucas Nascimento. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. Tradução Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2006.

VIDOR, Heloise Baurich. Leitura e Teatro: aproximação e apropriação do texto

literário. 2015 (222 F.) Tese (Doutorado). São Paulo: Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo, 2015.

Publicado

08/08/2024

Cómo citar

Fernandes Lacerda, J. (2024). DE CÁ PRA LÁ - DA SALA DE AULA PARA A CENA PARA O LIVRO: TEATRO, DRAMATURGIA E MEDIAÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA COM CRIANÇAS E JOVENS. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1426. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1426

Número

Sección

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO

Artículos similares

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.