DE CÁ PRA LÁ - DA SALA DE AULA PARA A CENA PARA O LIVRO

TEATRO, DRAMATURGIA E MEDIAÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA COM CRIANÇAS E JOVENS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1426

Keywords:

Teatro, Dramaturgia, Pedagogia do Teatro

Abstract

De cá pra lá: peças de cá teatro pra lá is a collection that brings together ten plays written and staged with children and young people aged six to fifteen. These theatrical pieces were developed in extracurricular theater classes conducted by the author of this work, who also organized the collection, between the years 2015 and 2019 in Florianópolis, SC. This publication shares the artistic procedures that led to these dramatizations, outlining the stages of creation and production of the physical book. It also highlights the artistic-literary mediation sessions that took place during the distribution of copies for free in public schools, libraries, and community collections in the city. This initiative aims to promote and encourage writing, reading, and theatrical activities for people of all ages.

Author Biography

Júlia Fernandes Lacerda, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis, SC/Brasil

Doutoranda em Teatro do Programa de Pós-graduação em Teatro (PPGT) na Universidade do Estado de Santa Catarina (2020/2), sob orientação da Professora Dra. Heloise Baurich Vidor. É Bolsista de pesquisa do Programa UNIEDU/ Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES), do Governo do Estado de Santa Catarina. Pesquisadora na área de pedagogia do teatro, desenvolve projeto de pesquisa sobre as relações entre o teatro e a escrita com crianças e adolescentes. Mestre em teatro na mesma instituição (2011-2013), sob orientação do Professor Dr. Stephan Arnulf Baumgartel, na área de dramaturgia. Graduada em Educação Artística com Habiltação em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004-2009). Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Teatro, dramaturgia, educação e pedagogia do teatro. Atua como professora de teatro em escolas públicas e particulares de Florianópolis, no ensino formal e extracurricular desde 2007. É coordenadora e professora responsável pelo Grupo de Teatro extracurricular no Colégio Santa Catarina de 2014 até o presente. Organizadora do livro "De cá pra lá: peças de cá teatro pra lá" - Coletânea de textos teatrais realizados com crianças e adolescentes em aulas extracurriculares de teatro por meio do Edital de Apoio às Culturas 2021, do Fundo Municipal de Cultura de FlorIanópolis. É idealizadora e facilitadora do projeto ETC. Escrita Teatral Criativa, contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2022, realizando oficinas de teatro e escrita em escolas públicas no Estado de Santa Catarina.

References

BAJARD, Élie. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. São Paulo: Civilização Brasileira, 1998.

CABRAL, Biange. Pedagogia do Teatro e Teatro como Pedagogia. In: X Congresso da ABRACE, vol. 8, n.1. Anais. São PAULO: PPGADC; UNICAMP, INSTITUTO DAS ARTES, 2007.

CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e escrever. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.

FLUSSER, Vilém. A escrita: há futuro para a escrita? 1ª ed. São Paulo: Annablume, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

____________. Pedagogia do oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

XXXXXXXXXXXX. De Cá pra Lá: peças de cá teatro pra lá. (Org.). Florianópolis: Editora da Autora, 2023.

NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Ventoforte: no teatro em comunidades. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2015.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. Trad. Cássia Raquel da Silveira. São Paulo: Cosac-Naify, 2009.

SARMENTO, Manoel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, n. 21, 19 nov. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/1467. Acesso em: 28/01/2024 às 21h58.

SOARES, Carmela. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero: o ensino do teatro na escola pública. Ilustrações Lucas Nascimento. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. Tradução Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2006.

VIDOR, Heloise Baurich. Leitura e Teatro: aproximação e apropriação do texto

literário. 2015 (222 F.) Tese (Doutorado). São Paulo: Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo, 2015.

Published

08/08/2024

How to Cite

Fernandes Lacerda, J. (2024). DE CÁ PRA LÁ - DA SALA DE AULA PARA A CENA PARA O LIVRO: TEATRO, DRAMATURGIA E MEDIAÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA COM CRIANÇAS E JOVENS. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1426. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1426

Issue

Section

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO

Similar Articles

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.