PerformanceS

Autores

  • Fernando Pinheiro Villar Universidade de Brasília - UnB

Resumo

PerformanceS

Biografia do Autor

Fernando Pinheiro Villar, Universidade de Brasília - UnB

Autor, encenador e diretor. Professor da graduação e pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Graduado na UnB em Artes Plásticas, pós-graduado em Direção no Drama Studio London e PhD no Queen Mary College/University of London. Fundador dos grupos Vidas Erradas (83-89), TUCAN (92-08) e CHIA, LIIAA! (2007), tem trabalhado com diversos grupos, artistas e instituições de ensino do Brasil e Europa. Professor visitante na University of Manchester e na UNICAMP, com vários artigos publicados e alguns livros organizados sobre teatro, performance e hibridismos artísticos contemporâneos.

Referências

ASCOTT, Roy, ‘Arte emergente: interativa, tecnoética, e úmida’. Trad. Cléria Maria Costa. Anais do 1 Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. Brasília: Universidade de Brasília, 1999, p.19 - p.29.

BARTHES, Roland. Image-Music-Text. Trad. Stephen Heath. Nova York: Hill and Wang, 1977.

BATTCOCK, Gregory, e NICKAS, Robert, eds. The Art of Performance. Nova York: E. P. Duncan & Co., 1984.

BLAU, Herbert. ‘The Prospect Before Us’. Discourse, 14.2, 1992, p. 1- p. 25.

BUTLER, Judith. Gender Trouble. Londres e Nova York: Routledge, 1990.

CAMPBELL, Patrick, ed. Analysing Performance: A Critical Reader. Manchester e Nova York. Manchester University Press, 1996.

CARLSON, Marvin. Performance: A Critical Introduction. Londres e Nova York: Routledge, 1996.

CONNOR, Steven. ‘Postmodern Performance’. In: Campbell. 1996. p. 107- p. 24.

DAVIS, Douglas. ‘Post-Performancism’, Artforum, 20.2, (1981), pp. 31-9

DIAMOND, Elin, ed., Performance & Cultural Politics (Londres e Nova York: Routledge, 1996)

ENGLER, Balz. ‘Postdisciplinarity’. In: Faria, Neide (ed.). Language and Literature Today. Brasília: Universidade de Brasília, 1996. p. 852-9.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1991.

FÉRAL, Josette. ‘What is Left from Performance Art? Autopsy of a Function, Birth of a Genre’, Discourse 14.2. 1992, pp. 142-62

GOLDERG, RoseLee, ‘Performance: The Golden Years’, in Battcock e Nickas (1984), pp. 71-94

HIGGINS, Dick. A Dialectics of Centuries (Nova York e Barton: Printed Editions, 1978)

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber (Rio de Janeiro: Imago, 1976)

KIRBY, Michael. A Formalist Theatre. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1987.

KOSTELANETZ, Richard. The Theatre of Mixed Means: An Introduction to Happenings, Kinetic Environments and Other Mixed-Media Performances (Londres: Pitman, 1970)

MAGOLIN, Deb, ‘A Perfect Theatre for One: Teaching “Performance Composition”’, TDR, 41.2, (1997), pp. 68-81

ORTHOFF, Geraldo, Tradição e inovação, especialização e interdisciplinaridade no ensino das artes (Brasília: Editora D., 1994)

SCHECHNER, Richard. The End of Humanism (Nova York: Performing Arts Journal Publications, 1982)

________. A New Paradigm for the Theatre in the Academy.TDR, Vol. 36.4, (1992), pp. 7-10

SCHIMMEL, Paul, ed., Out of Actions: between Performance and the Object, 1949-1979 (Londres e Nova York: Thames and Hudson, 1998)

VILLAR de Queiroz, Fernando Antonio Pinheiro, ‘Will All the World Become a Stage? The Big Opera Mundi of La Fura dels Baus’, Romance Quarterly, 46.4, (1999), pp. 248-54

______________, ‘Artistic Interdisciplinarity and La Fura dels Baus (1979-1989)’, tese de PHD, defendida e aprovada em 08 de janeiro de 2001, Senate House, University of London (2001)

WILES, Timothy J., The Theatre Event (Chicago: The University of Chicago Press, 1980).

Downloads

Como Citar

Villar, F. P. (2016). PerformanceS. Revista Da FUNDARTE, (32), P.109 - P.119. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/431