PARTILHA COMO MODO DE APRENDIZAGEM SENSÍVEL NA MIMESE COMPANHIA DE DANÇA COISA

Autores/as

  • Jeferson Cabral Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil https://orcid.org/0000-0002-5700-5879
  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1370

Palabras clave:

Dança; Oralidade; Partilha Sensível.

Resumen

O propósito do texto é perceber como bailarinas da Mimese Companhia de Dança Coisa (Mimese) compreendem a produção de partilha sensível (Rancière, 2005) dentro do processo de criação em dança que vivem, enquanto participantes do grupo. Como metodologia, o artigo usou da intepretação de escritos de Rancière e os aplicou nas entrevistas feitas com integrantes da companhia. Dessa maneira, há a compreensão, através das entrevistas com o elenco, que a partilha sensível se dá pelo fato de pessoas diversas terem acesso ao modo de produção de danças ao entrarem em contato com o trabalho desenvolvido pela diretora Luciana Paludo.

Biografía del autor/a

Jeferson Cabral, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Jeferson de Oliveira Cabral é dançarino, ator e professor. Ademais, é doutor em Artes Cênicas  pela UFRGS.

 

Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Doutora, atriz e professora vinculado ao Instituto de Artes e PPGAC da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Citas

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Publicado

08/08/2024

Cómo citar

Cabral, J., & Bertoni dos Santos, V. L. (2024). PARTILHA COMO MODO DE APRENDIZAGEM SENSÍVEL NA MIMESE COMPANHIA DE DANÇA COISA. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1370. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1370

Número

Sección

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO

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