UMA ANÁLISE SOBRE REDUÇÃO DO USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS PÓS PANDEMIA DE COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1343

Palabras clave:

Tecnologias Educacionais, Pesquisa TIC Educação, COVID-19

Resumen

Dados da pesquisa TIC Educação publicados em 2023 pelo CETIC.br apontam uma redução de vários pontos percentuais no uso da tecnologia em âmbito das escolas da Educação Básica (Ensino Infantil, Fundamental e Médio). Isso foi percebido após o final do período em que as atividades educacionais foram alteradas pelas restrições impostas pela pandemia de COVID-19. Este artigo analisa tais resultados à luz de pesquisas correlatas realizadas no país e no exterior, bem como mediante uma pesquisa qualitativa realizada em 2023 com uma amostra de 170 docentes da Educação Básica, de diferentes municípios no RS, visando elicitar os principais fatores que impactaram tais mudanças de estratégia em relação ao uso da tecnologia.

Biografía del autor/a

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS , Porto Alegre, RS/Brasil

Professora na Unversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo - USP.

Patrícia Fernanda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS , Porto Alegre, RS/Brasil

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutora em Informática na Educação e Pós-Doutoranda em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. 

Luís Antônio Licks Missel Machado, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT, Taquera, RS/Brasil

Professor nas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT. Doutorando em Informática da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

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Publicado

25/03/2024

Cómo citar

Rockenbach Tarouco, L. M., da Silva, P. F., & Licks Missel Machado, L. A. (2024). UMA ANÁLISE SOBRE REDUÇÃO DO USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS PÓS PANDEMIA DE COVID-19. Revista Da FUNDARTE, 58(58), e1343. https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1343

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