MEDIAÇÃO CULTURAL AFETIVA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1296Palabras clave:
Ação Educativa em Museus;Resumen
Este artigo insere-se no campo das problematizações sobre educação, arte e mediação cultural. Trata-se de um recorte de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso (2022) e tem como objetivo investigar as possíveis relações entre os espaços de cultura e arte e a atuação do mediador cultural na formação do sujeito sensível e crítico. Do ponto de vista metodológico, caracteriza-se como uma pesquisa básica, qualitativa com a execução de grupo focal contando com oito participantes que atuam como mediadores em instituições culturais dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em relação aos resultados, foram observados que os participantes do grupo focal tramam diferentes estratégias para oportunizar uma mediação cultural afetiva. Também observamos que estas mediadoras e mediadores são provenientes de diversas áreas, obtendo capacitações ao logo do exercício de suas funções dentro das instituições. Além do mais, não cabe somente aos mediadoras e mediadores oportunizar mediações culturais afetivas, esses critérios estão inter-relacionados aos discursos que a direção, curadores, artistas e setor educativo colocam em jogo.
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