CONTEÚDOS SOBRE A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DISPONÍVEIS NA INTERNET

Autores/as

  • Andressa Caetano Mafezoni Universidade Federal do Espírito Santo
  • Nathasha Dambrozio Lourenço Universidade Federal do Espírito Santo
  • Keyla Santana Painaud Universidade de Bordeaux

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1277

Palabras clave:

Deficiência intelectual., Conteúdo online., Modelo médico e biopsicossocial da deficiência.

Resumen

Este artigo apresenta conteúdos que se encontram na internet que tratam da deficiência intelectual. A pesquisa foi realizada nos sites Google Buscas e YouTube em âmbito brasileiro. Por meio de critérios prévios, foram selecionados conteúdos definidos como produções escritas e audiovisuais, respectivamente, que constituíram duas categorias de análise. Constatou-se que existe um tensionamento dos conteúdos e discursos online entre o modelo médico e o modelo social da deficiência, o que traz consequências sobre a compreensão, a prática pedagógica desenvolvida nas escolas e as experiências acadêmicas desses estudantes, apesar dos avanços legais em prol dos direitos educacionais e sociais das pessoas com deficiência intelectual.

Biografía del autor/a

Andressa Caetano Mafezoni, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Centro de Educação - Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais (DTEPE) do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-doutorado - UFRRJ. Doutorado, Mestrado em Educação e graduação em Pedagogia pela UFES. Na graduação tem habilitação no magistério da Educação Especial e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Professora nas Séries Inicias do Ensino Fundamental e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Professora (2003 -2008) e Coordenadora do Curso de Pedagogia e do Instituto Superior de Educação da Escola Superior São Francisco de ASSIS - ESFA (2004 -2008), Atuou como Coordenadora dos Cursos de Pedagogia matutino e noturno da Universidade Federal do Espírito Santo (2013-2017). Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa, Inclusão Escolar e Processos de Ensino e Aprendizagem (GEPIPEA). Membro do Comitê Editorial da Revista Educação Especial em debate/Ufes no ano de 2021. É membro do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP/Ufes).

Nathasha Dambrozio Lourenço, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2017 - 2022) e graduanda de Bacharelado em Geografia pela UFES (2017 - atual). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - Ufes, 2023 - atual) na linha de pesquisa "Educação Especial e Processos Inclusivos" e com formação em Técnico em Administração. Fui bolsista de Iniciação Científica nos anos de 2018/2019 na área de política educacional e em 2020/2021 com linha de pesquisa em educação especial e processos inclusivos. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Inclusão Escolar e Processos de Ensino e Aprendizagem (GEPIPEA).

Keyla Santana Painaud, Universidade de Bordeaux

Professora da Universidade de Bordeaux (L’Institut National Supérieur du Professorat et de l’Éducation - INSPÉ), atuando na formação inicial dos professores de classe regular na área da educação especial e inclusiva. 

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Publicado

31/08/2023

Cómo citar

Mafezoni, A. C., Dambrozio Lourenço, N., & Santana Painaud, K. (2023). CONTEÚDOS SOBRE A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DISPONÍVEIS NA INTERNET . Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–21. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1277

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