CONTENTS ABOUT INTELLECTUAL DISABILITY AVAILABLE ON THE INTERNET

Authors

  • Andressa Caetano Mafezoni Universidade Federal do Espírito Santo
  • Nathasha Dambrozio Lourenço Universidade Federal do Espírito Santo
  • Keyla Santana Painaud Universidade de Bordeaux

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1277

Keywords:

Intellectual disability., Online content., Medical model and biopsychosocial of the disability.

Abstract

This article presents contents found on the internet that deal with intellectual disability. The research was carried out on the websites Google Searchs and YouTube in the Brazilian context. By previous criteria, contents defined as written and audiovisual productions, respectively, were selected, which constituted two categories of analysis. It was found that there is a tension between the contents and online discourses between the medical model and the social model of disability, which has consequences on the understanding, the pedagogical practice developed in schools and the academic experiences of these students, despite the legal advances in favor of of the educational and social rights of people with intellectual disabilities.

Author Biographies

Andressa Caetano Mafezoni, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Centro de Educação - Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais (DTEPE) do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-doutorado - UFRRJ. Doutorado, Mestrado em Educação e graduação em Pedagogia pela UFES. Na graduação tem habilitação no magistério da Educação Especial e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Professora nas Séries Inicias do Ensino Fundamental e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Professora (2003 -2008) e Coordenadora do Curso de Pedagogia e do Instituto Superior de Educação da Escola Superior São Francisco de ASSIS - ESFA (2004 -2008), Atuou como Coordenadora dos Cursos de Pedagogia matutino e noturno da Universidade Federal do Espírito Santo (2013-2017). Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa, Inclusão Escolar e Processos de Ensino e Aprendizagem (GEPIPEA). Membro do Comitê Editorial da Revista Educação Especial em debate/Ufes no ano de 2021. É membro do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP/Ufes).

Nathasha Dambrozio Lourenço, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2017 - 2022) e graduanda de Bacharelado em Geografia pela UFES (2017 - atual). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - Ufes, 2023 - atual) na linha de pesquisa "Educação Especial e Processos Inclusivos" e com formação em Técnico em Administração. Fui bolsista de Iniciação Científica nos anos de 2018/2019 na área de política educacional e em 2020/2021 com linha de pesquisa em educação especial e processos inclusivos. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Inclusão Escolar e Processos de Ensino e Aprendizagem (GEPIPEA).

Keyla Santana Painaud, Universidade de Bordeaux

Professora da Universidade de Bordeaux (L’Institut National Supérieur du Professorat et de l’Éducation - INSPÉ), atuando na formação inicial dos professores de classe regular na área da educação especial e inclusiva. 

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Published

31/08/2023

How to Cite

Mafezoni, A. C., Dambrozio Lourenço, N., & Santana Painaud, K. (2023). CONTENTS ABOUT INTELLECTUAL DISABILITY AVAILABLE ON THE INTERNET. Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–21. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1277

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