PERIÓDICOS CIENTÍFICOS:

APROXIMAÇÕES SOBRE O SURGIMENTO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Autores/as

  • Bruno Felix da Costa Almeida FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE)
  • Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1253

Palabras clave:

Compartilhamento de conhecimento acadêmico-científico, Periódico científico, Revista da FUNDARTE

Resumen

Buscamos, por meio de nossas experiências e pensamentos, transformar em conhecimentos e, consecutivamente, em linguagem o que sabemos sobre nós, sobre os outros, sobre o mundo e sobre todas as interrelações que podemos estabelecer entre todos esses. Nesse sentido, ao encontro desta edição especial da Revista da Fundarte, apresentamos um recorte da Revisão de Literatura que integra a proposta de Tese de Doutorado em Educação, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, que busca compreender como os editores da Revista da ABEM percebem o impacto de suas ações, para o compartilhamento do conhecimento em Educação Musical no Brasil, diante da reciprocidade com os canais de interlocução, como as universidades, pesquisadores e docentes. Ao considerarmos esse contexto, a nossa preocupação, neste espaço de reflexão, consiste em evidenciar alguns aspectos históricos e sociais, tanto nacionais como internacionais, sobre o surgimento das publicações científicas, conduzindo-nos à sua evolução desde o modo impresso ao modo digital, ampliando as possibilidades do acesso à informação e a cientificidade dos conhecimentos difundidos; assim, chegando ao papel dos editores e a importância de publicar conhecimentos em periódicos científicos.

Biografía del autor/a

Bruno Felix da Costa Almeida, FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE)

Mestre em Educação, Especialista em Educação Musical e Licenciado em Música, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Especialista Ensino de Arte, pela Universidade Cidade de São Paulo; Bacharel em Música - Habilitação em Piano, pela Universidade Cruzeiro do Sul. Formado em Piano, pela Escola Municipal de Música - Departamento do Theatro Municipal de São Paulo; e em Teclado, pelo Conservatório Musical In'Concert. Atualmente desenvolve pesquisas nos campos da Educação, Educação Musical, Psicologia da Aprendizagem e Políticas Educacionais. Tem experiência na área de artes com ênfase em música/ensino/educação e interpretação.

Cláudia Ribeiro Bellochio , UFSM

É professora titular da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é pesquisador 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É membro consultor do gt 24 da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação Em Educação e membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Educação. Foi membro da comissão editorial Revista Brasileira de Educação (RBE). Atualmente compõe os conselhos editorias da Revista Educação (UFSM). OPUS (ANPPOM), Cadernos de Educacao (UFPEL), Art Journal (ARJ) e Imagens da Educação. Foi presidente, editora e membro do Conselho Editorial da Revista da ABEM. Na Associação Brasileira de Educação Musical foi coordenadora regional, representante estadual e, no momento, é membro do conselho fiscal. Na ABEM e na ANPPOM tem coordenado comitês científicos dos eventos nacionais e regionais. É coordenadora do Projeto Museu do Conhecimento - SCIENTHIA (FINEP/UFSM). Nas UFSM. em 2012 recebeu concessão de Mérito Extensionista "Professor Mariano da Rocha Filho" e, em 2022, recebeu a premiação de Destaque em Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, formação de professores, estágio supervisionado, educação, pedagogia e canto coral.

Citas

ABEC-BRASIL. Bem-vindo à ABEC. Botucatu, SP, 2022. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/novo/abec-brasil/. Acesso em: 28 maio 2023.

ALBAGLI, Sarita. Ciência aberta: movimento de movimentos. In: SALES, Luana; SHINTAKU, Milton (Orgs.). Ciência aberta para editores científicos. Botucatu, SP: ABEC, 2019. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Ciencia_aberta_editores_cientificos_Ebook.pdf. Acesso em: 28 maio 2023.

AMARAL, Janaynne Carvalho do; PRÍNCIPE, Eloísa. A Revisão por pares no contexto da ciência aberta: uma breve apresentação. In: SALES, Luana; SHINTAKU, Milton (Orgs.). Ciência aberta para editores científicos. Botucatu, SP: ABEC, 2019. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Ciencia_aberta_editores_cientificos_Ebook.pdf. Acesso em: 28 maio 2023.

ARAÚJO, Paula Carina de; LOPES, Maura Paula Miranda. Compreensão do editor científico sobre a ciência aberta: estudo do programa editorial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Revista Eletrônico de Biblioteconomia, v. 26, n. esp., Florianópolis, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78660/47425. Acesso em: 28 maio 2023.

BARATA, Germana. Periódicos científicos marcam autoria, difundem conhecimento e buscam reinvenção. Ciência e Cultura, v. 67, n. 1, São Paulo, jan./ mar., 2015. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v67n1/v67n1a06.pdf. Acesso em: 28 maio 2023.

BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL. Fundação Biblioteca Nacional. Brasil, 2022. Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/. Acesso em: 28 maio 2023.

BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL. Gazeta do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, n. 1, 10 set.1808. In: Fundação Biblioteca Nacional. Brasil, 2022. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=749664&pagfis=1. Acesso em: 28 maio 2023.

BOAI10. Prólogo: a iniciativa de acesso aberto de Budapeste 10 anos depois. Budapeste, 2012. Disponível em: https://www.budapestopenaccessinitiative.org/boai10/. Acesso em: 28 maio 2023.

BOAI20. Iniciativa de acesso aberto de Budapeste. Budapeste, 2022. Disponível em: https://www.budapestopenaccessinitiative.org/read/. Acesso em: 28 maio 2023.

BRASIL, Bruno. Gazeta do Rio de Janeiro. Biblioteca Nacional Digital, Brasil, 06 de jul. 2015. Disponível em: http://bndigital.bn.br/artigos/gazeta-do-rio-de-janeiro-2/. Acesso em: Acesso em: 28 maio 2023.

CARVALHO, Marcelo Sávio Revoredo Menezes. A trajetória da internet no Brasil: do surgimento das redes de computadores à instituição dos mecanismos de governança. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências de Engenharia de Sistemas e Computação), Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/marcelo-carvalho-13/publication/268809917_a_trajetoria_da_internet_no_brasil_do_surgimento_das_redes_de_computadores_a_instituicao_dos_mecanismos_de_governanca/links/54774a430cf2a961e4825bd4/a-trajetoria-da-internet-no-brasil-do-surgimento-das-redes-de-computadores-a-instituicao-dos-mecanismos-de-governanca.pdf. Acesso em: 28 maio 2023.

DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

FREITAS, Maria Helena. Considerações acerca dos primeiros periódicos científicos brasileiros. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 3, set./dez., 2006. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1113/1244. Acesso em: 28 maio 2023.

GADOUA, Gilles. A experiência, fonte de conhecimentos reais, válidos, fiáveis e certos. In: MORIN, André (org.). Saber, ciência, ação. São Paulo: Cortez, 2007.

GARCIA, Leila Posenato; BOING, Antonio Fernando. Desafios para a sustentabilidade dos periódicos científicos brasileiros e do Programa SciELO. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, nov., 21. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-812320212611.3.10652021. Acesso em: 28 maio 2023.

IBICT-HISTÓRICO. Histórico. 08 de outubro de 2021. Disponível em: https://www.gov.br/ibict/pt-br/acesso-a-informacao/sobre-o-ibict-1/historico Acesso em: 28 maio 2023.

IBICT-INSTITUCIONAL. Institucional. 24 de fevereiro de 2022. Disponível em: https://www.gov.br/ibict/pt-br/acesso-a-informacao/sobre-o-ibict-1/institucional. Acesso em: 28 maio 2023.

PORTO, Cristiane de Magalhães. Um olhar sobre a definição de cultura e de cultura científica. In: PORTO, Cristiane de Magalhães; BROTAS, Antonio Marcos Pereira;

BORTOLIERO, Simone Terezinha (Orgs.). Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2011. Disponível em: https://books.scielo.org/id/y7fvr/01. Acesso em: 28 maio 2023.

SALES, Luana; SHINTAKU, Milton. A ciência aberta e a necessidade de novos modelos de publicação. In: SALES, Luana; SHINTAKU, Milton (Orgs.). Ciência aberta para editores científicos. Botucatu, SP: ABEC, 2019. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4859/4443. Acesso em: 28 maio 2023.

SANTOS, Solange M. dos; CALÒ, Lilian N. Gestão editorial: tendências e desafios na transição para a ciência aberta. In: SILVEIRA, Lúcia da; SILVA, Fabiano Couto Côrrea da. Gestão editorial de periódicos científicos. Florianópolis: BU Publicações/UFSC: Edições do Bosque/UFSC, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/wp/wp-content/uploads/2020/06/Gest%C3%A3o-Editorial_v06.pdf. Acesso em: 28 maio 2023.

SANTOS-D’AMORIM, Karen. A comunicação científica em movimento: das origens aos debates atuais. Brazilian Journal of Information Science: Research trends, v. 15, publicação contínua, 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/11468/7041. Acesso em: 28 maio 2023.

SHINTAKU, Milton; SEABRA JR., Rui Ferreira. Abertura da ciência e os editores científicos. In: SALES, Luana; SHINTAKU, Milton (Orgs.). Ciência aberta para editores científicos. Botucatu, SP: ABEC, 2019. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Ciencia_aberta_editores_cientificos_Ebook.pdf. Acesso em: 28 maio 2023.

SIEBERT, Silvânia. Produção e divulgação de periódicos científicos. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 19, n. 3, set./dez., 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/GJqxZz6WBWGtWqqrhdts3gz/?lang=pt. Acesso em: 28 maio 2023.

SILVEIRA, Lúcia da et al. Ciência aberta na perspectiva de especialistas brasileiros: proposta de taxonomia. Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 26, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/168288. Acesso em: 28 maio 2023.

SOUZA, Eliana Pereira Salles de. Publicação de revistas científicas na internet. Braz J Cardiovasc Surg, v. 21, n. 1, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbccv/a/4YN4RpDX4qSNDYyrPtbNmNj/. Acesso em: 28 maio 2023.

STUMPF, Ida Regina Chitto. Passado e futuro das revistas científicas. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, 1996. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/637/641. Acesso em: 28 maio 2023.

VOGT, Carlos. Prefácio: de ciências, divulgação, futebol e bem-estar cultural. In: PORTO, Cristiane de Magalhães; BROTAS, Antonio Marcos Pereira; BORTOLIERO, Simone Terezinha (Orgs.). Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2011. Disponível em: https://books.scielo.org/id/y7fvr/01. Acesso em: 28 maio 2023.

Publicado

07/06/2023

Cómo citar

Almeida, B. F. da C., & Ribeiro Bellochio , C. (2023). PERIÓDICOS CIENTÍFICOS:: APROXIMAÇÕES SOBRE O SURGIMENTO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS. Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1253

Artículos similares

<< < 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>