IDENTIDADE POÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1238Palavras-chave:
Identidade poética; Composição musical.Resumo
Este estudo apresenta uma reflexão sobre a formação da identidade poética de um artista e a possível relação que esse desenvolvimento identitário tem com seus posicionamentos filosóficos, referências musicais, experiências culturais vivenciadas, constância nas ideias musicais e nos procedimentos composicionais, assim como com o grau de reincidência em que suas soluções composicionais ocorrem, durante uma trajetória artística. Tais reflexões fazem parte da tese de doutorado “A formação de uma identidade poética através de um ciclo de peças”, defendida na UFRGS no início de 2015 (VALVERDE, 2015). Neste trabalho, entende-se por poética aquilo que inspira, cria, produz; aquilo que é inventivo e possui uma intenção expressiva. Refiro-me à identidade poética, a um conjunto de conteúdos e de expressões de um compositor, podendo estar ou não vinculados à sua ideologia ou a suas crenças, as quais reincidem durante sua trajetória, ou em parte dela, a ponto de tornarem sua arte identificável.
Referências
CUNHA, Antônio Carlos Borges. O Ensino da Composição Musical na Era do Ecletismo. XII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), Salvador 1999.
DIEHL, Astor Antônio. Cultura Historiográfica: memória, identidade e representação. Bauru: EDUSC, 2002.
IVASHKIN, Alixander. A Schnittke Reader. Bloomington: Indiana University Press. 2002.
LIMA, Celly de Brito. Identidades afrodescendentes: acesso a democratização da informação na cibercultura. 2009. 115 f. Dissertação (mestrado em Ciências da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.
MEYER, Leonard B. Style and music: Theory, history, and ideology. Chicago: University of Chicago Press, 1989.
MUNANGA, Kabengele. Identidade, Cidadania e Democracia: algumas reflexões sobre os discursos anti-racistas no Brasil: In: SPINK, Mary Jane Paris (org.) A cidadania em construção: uma reflexão transdisciplinar. São Paulo: Cortez, 1994, p. 177-187.
OLIVEIRA, Jamary. A respeito do compor: questões e desafios. Salvador: ART: revista da escola de música da UFBA, n° 19, PP. 59 – 63. 1992.
PAREYSON, Luigi. Os Problemas da Estética. Tradução: Maria Helena Nery Garcez. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Modernidade, identidade e a cultura de fronteira. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 5(1-2): 31-52, 1993 (editado em nov. 1994).
TRAGTENBERG, Lívio (org.). O ofício do compositor de hoje. São Paulo: Perspectiva, 2012.
VALVERDE, Josemir. A formação de uma identidade poética através de um ciclo de peças. Tese (Doutorado em música) – Faculdade de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Josemir Valverde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.