ARTE-EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE DE CONTROLE
A POTÊNCIA (PER)FORMATIVA DA ESTÉTICA NA PÓS-MODERNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1173Palabras clave:
arte-educação, sociedade de controle, pós-modernidade, poderResumen
Neste artigo, o autor apresenta resultados preliminares de pesquisas que tem desenvolvido a respeito dos desafios postos à arte-educação na pós-modernidade. Para tanto, a etapa empírica desta investigação contou com a aplicação de 140 questionários a alunos do Ensino Médio, quando foi possível confrontar o marco teórico em torno da pós-modernidade com os discursos comumente circulados dentre os jovens estudantes. Como resultado, o autor chama atenção para os limites e as potencialidades implicadas na ampla difusão de imagens no contexto contemporâneo, destacando a estética como força (per)formativa ao dispor da educação numa perspectiva pós-moderna.
Palavras-chave: Arte-educação; Sociedade de Controle; Pós-modernidade; Poder.
Citas
AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BARBOSA, A. M. Uma introdução à arte-educação contemporânea. In: BARBOSA, A. M (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2010, p. 11-24.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001
BUTLER, J. Corpos que importam: os limites discursivos do sexo. São Paulo: n-1, 2019.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
COSTA, M. V; SILVEIRA, R. H.; SOMMER, L. H. Estudos culturais em educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, Num. 23. Maio/Jun/Jul., 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a03 Acesso: 29 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200004
DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. O anti-édipo. São Paulo: Editora 34, 2012. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350251984
FEATHERSTONE, M. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
FOUCAULT, M. Ditos e escritos: estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2014.
GUSMÃO, R. Arte-Educação e Ciberespaço: Ponderações sobre o Contexto Pós-moderno. EaD em Foco, vol. 12, num. 2, 2022a. Disponível em https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1651 Acesso 23 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1651
GUSMÃO, R. Relações de poder e arte-educação: corpo/memória como força subversiva na pós-modernidade. Revista Apotheke, Florianópolis, vol. 7, num. 3, 2022b. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/20839 Acesso 23 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.5965/24471267732021036
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: Lamparina, 2020.
HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
JAMESON, F. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 2000.
JAMESON, F. Transformações da imagem na pós-modernidade. In: JAMESON, F. Espaço e imagem: teorias do pós-moderno. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994, p. 115-143.
LAZZARATO, M. As revoluções do capitalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIPOVETSKY, G; SERROY, J. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
LYOTARD, J. F. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988.
MAFFESOLI, M. O instante eterno: o retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. São Paulo: Zouk, 2003.
MAFFESOLI, M. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.
ORTEGA, F. O corpo incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
SOUZA, J.; SILVEIRA, S. A.; AVELINO, R. A sociedade de controle: manipulação e modulação nas redes digitais. São Paulo: Hedra, 2021.
VEIGA-NETO, A. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, num. 23, mai./ago. 2003, p. 5-15. Disponível em: https://old.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a01.pdf Acesso em 10 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200002
VEIGA-NETO, A. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Roney Gusmão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.