A PRESENÇA DA BIBLIOTECA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LITERATURA INFANTIL NO SÉCULO XXI

AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA.

Autores/as

  • Marco Túlio Schmitt Coutinho Fundação Municipal de Artes de Montenegro

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v51i51.1129

Palabras clave:

Biblioteca, Literatura infantil, Incentivo à leitura, Formação do leitor

Resumen

O presente artigo tem como tema principal a importância da biblioteca e sua ligação com o desenvolvimento da literatura infantil. Investiga as suas principais características no século XXI e alguns métodos de incentivo à leitura, situando o significado da linguagem no mundo e narrando brevemente o seu contexto histórico. Por meio da pesquisa bibliográfica, reúne as ideias de diversos autores, fazendo uma análise sobre a leitura; os livros infantis; os espaços de interação e mediação; as atividades e as possibilidades de envolvimento das crianças com a literatura na biblioteca, na escola em casa ou lugares propícios. Destaca a importância da poesia e dos jogos de palavras na formação do leitor.

Biografía del autor/a

Marco Túlio Schmitt Coutinho, Fundação Municipal de Artes de Montenegro

Pós-graduado em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa - UNINTER (2019). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2017). Bibliotecário habilitado pelo CRB-10/2587. Atualmente exerce a profissão de Funcionário Público na Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE. Membro da Comissão Editoral da Fundarte. Membro do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE. Analista Bibliotecário Voluntário na Revista da UERGS.

Citas

BAPTISTA, Ana Maria Haddad Educação, linguagens e livros. São Paulo: BT Acadêmica, 2015.136p.

______. Educação, ensino & literatura: propostas para reflexão. 2 ed. São Paulo: Arte-Livros, 2012.

BRASIL. Livros infantis: acervos, espaços e mediações. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. 1 ed. Brasília: MEC/SEB, 2016. Disponível em: https://docplayer.com.br/72485227-Livros-infantis-acervos-espacos-e-mediacoes.html. Acesso em: 25 abr. 2022.

COELHO, Betty Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1995. 78p.

COSTA, Marta Morais Da Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: IBPEX, 2007.171p.

CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. (Org.). Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.164p.

NUNES, M. R.; GOMES, P. S.. A importância das ilustrações na literatura infantil e a necessidade de formação de leitores de imagens. In: V Encontro nacional de literatura infanto-juvenil e ensino. Campina Grande/PB, 2014. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/5802. Acesso em: 23 abr. 2022.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 42. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 87 p.

GOZZI, Rose Mara. Espaços de leitura articulados: a escola, a casa, a comunidade. In: Salto para o Futuro, Rio de Janeiro, p. 47-62, 18 out. 2004. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/nucleos/colabori/documentos/gozzi01.pdf. Acesso em: 23 abr. 2022.

MARCHI, Diana Maria. A literatura e o leitor. In: NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al (Orgs.). Ler e escrever: compromissos de todas as áreas. 5. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2001. Cap.8. 229 p.

OLIVEIRA, Patricia Sueli Teles de. A contribuição dos contos de fadas no processo de aprendizagem das crianças. 2010. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Salvador, 2010.

RAMALHO, Cristina. O livro e a leitura na lei federal de incentivo. São Paulo: Metalivros, 2002.143p

SILVA, Ezequiel Teodoro Da O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez, 1981.104p.

STRAZZACAPPA, Márcia (Org.). Era uma vez uma história contada outra vez: educação, memória, imaginação e criação. Campinas, SP: Librum, 2013. 131 p.

ZILBERMAN, Regina A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1985. 104p.

Publicado

19/10/2022

Cómo citar

Schmitt Coutinho, M. T. (2022). A PRESENÇA DA BIBLIOTECA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LITERATURA INFANTIL NO SÉCULO XXI: AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA. Revista Da FUNDARTE, 51(51), 165–186. https://doi.org/10.19179/rdf.v51i51.1129

Número

Sección

Escrita Performativa

Artículos similares

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.