PESQUISA EDUCACIONAL BASEADA EM ARTE

A/R/TOGRAFIA

Autores/as

  • Adair de Aguiar Neitzel Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Isleide Steil Universidade do Vale do Itajaí
  • Letícia Francez Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1097

Palabras clave:

PEBA, A/r/tografia, Arte/Educação

Resumen

Este artigo tem como tema a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA) com foco na a/r/tografia como um método para pesquisas em arte/educação. O objetivo é discutir sobre essa metodologia, que traz à baila os processos e as questões educacionais que evidenciam e respeitam as subjetividades e a experiência. O estudo é de caráter qualitativo e de abordagem bibliográfica, com aporte teórico em Autora (2016), Autora (2019), Irwin (2013), Irwin e Springgay (2013). Como resultado, sinaliza-se que essa metodologia está aberta a novas proposições que possam surgir durante o percurso, pois ela valoriza não apenas os resultados do estudo, mas também os questionamentos que surgem no decorrer do caminho.

Biografía del autor/a

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Bolsista da CAPES nos anos 2013-2014 no Programa de Estágio Sênior no Exterior, Pós doutorado na Universidade Paris VI - Diderot, desenvolvendo pesquisas em colaboração com a Profa. Dra. Anne Kupiec no Laboratoire de Changement Social et Politique (LCSP) e bolsista do CNPq no ano 2000 para cursar doutorado sanduíche na Sornonne Nouvelle sob a orientação de Henri Behar. Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, orienta pesquisas no Mestrado e Doutorado em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Pesquisa os seguintes temas: literatura, arte na educação, formação de leitores, formação de professores e educação estética. Foi coordenadora Institucional do PIBID UNIVALI na gestão 2010-2013 e 2014-2016-I. Coordenadora de área do PIBID de Letras em 2017.

Isleide Steil, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação - Univali (2021). Mestre em Educação - UNIVALI (2016). Possui MBA em Dança pela Faculdade Inspirar - Curitiba/PR (2012); pós-graduação em Corpo Contemporâneo (2005) e graduação em Dança (2001) pela Faculdade de Artes do Paraná. É docente do Curso de Educação Física e Artes Visuais da Univali; do Curso de Licenciatura em Dança da FURB; e do Colégio de Aplicação da UNIVALI - Itajaí. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, e desenvolve pesquisas nas áreas de dança na escola, mediação cultural e educação estética.

Letícia Francez, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda na linha de Ensino das Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2019), com Especialização em Educação pelo Instituto Federal Catarinense - IFC (2018) e Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2015). Possui também Especialização em Comunicação, Design e Tecnologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2012) e Bacharelado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2007). É professora de Arte efetiva na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú - SC.

Citas

CARVALHO, C.; IMMIANOVSKY, C. PEBA: a arte e a pesquisa em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 221-236, set./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v25i3.9729 DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9729

DIAS, B. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 21-26.

AUTORA (2019).

HEIDEGGER, M. A caminho da linguagem. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2003.

HERNÁNDEZ, F. H. A pesquisa baseada nas artes: propostas para repensar a pesquisa educativa. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 39-62.

IRWIN, R. L. A/r/tografia. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 27-35.

IRWIN, R. L.; SPRINGGAY, S. A/r/tografia como forma de pesquisa baseada na prática. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 137-153.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

MAÇANEIRO, S. M. De como cadeiras se movem: Escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência a/r/tográfica em dança. 2013. 111 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

OLIVEIRA, M. O. de; CHARREU, L. A. Contribuições da perspectiva metodológica “investigação baseada nas artes” e da a/r/tografia para as pesquisas em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 365-382, jan./mar. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698140547 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698140547

SINNER, A. et al. Analisando as práticas dos novos acadêmicos: teses que usam metodologias de pesquisas em educação baseadas em arte. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 99-124.

AUTORA (2016).

AUTORA; AUTORA (2019).

URIARTE, M. Z; NEITZEL, A. de A. A pesquisa de intervenção cartográfica em Arte Educação. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 21, n. 3, p. 387-394, set./dez. 2017. DOI: 10.4013/edu.2017.213.12 DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.12

Publicado

14/12/2022

Cómo citar

de Aguiar Neitzel, A., Steil, I., & Francez, L. (2022). PESQUISA EDUCACIONAL BASEADA EM ARTE: A/R/TOGRAFIA. Revista Da FUNDARTE, 52(52). https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1097

Artículos similares

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.