O CANTO ORFEÔNICO E SUA INFLUÊNCIA NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.815Keywords:
Educação Musical, Canto Orfeônico, Prática Docente.Abstract
Esse artigo é resultado de reflexões elaboradas a partir de uma pesquisa de campo realizada em uma escola municipal localizada na cidade de Fortaleza, Ceará, e das análises feitas a partir da disciplina “Educação Musical Brasileira: Metodologias e Tendências”, do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará. Tem como objetivo destacar a influência que o Canto Orfeônico, implantado por Heitor Villa-Lobos no Brasil, exerce até os dias atuais no ensino de Música na escola básica. Tal constatação se deu após uma visita in loco e à entrevista aberta realizada com o professor de Arte atuante nele, sendo também uma pesquisa de cunho metodológico qualitativo (MINAYO, 2009). O aporte teórico dispõe dos estudos de Freire (2018), Lisboa (2015), Loureiro (2001) e Souza (2012).References
CIAVATTA, L. O Passo: música e educação. Rio de Janeiro. Edição do autor, 2012.
CRUVINEL, Flávia Maria. O ensino coletivo de instrumentos musicais. Educação Musical e Transformação social. Goiânia: Instituto Centro-Brasileiro de Cultura. 67-86, 2005.
DALCROZE, Émile Jaques. Methode Jaques-Dalcroze. Rhythmisch Gymnastik. Paris, Neuchatel, Leipzig: [s.n.], 1906.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3a. ed. São Paulo: Nacional. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira, 1959.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56° ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica viva: a consciência musical do ritmo. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.
GERHARDT, Tatiana Engel. SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – Orgs: UAB/UFRGS, SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.120 p.
KOELLREUTTER, H. J. Harmonia funcional. São Paulo: Ricordi, 1986.
LISBOA, Alessandra C. Villa-Lobos e o Canto Orfeônico: música, nacionalismo e ideal civilizador. 2005. 183 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2005.
LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ENSINO DA MÚSICA NA ESCOLA FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Belo Horizonte, Mestrado em Educação da PUC/Minas, 2001.
MINAYO, M. C. de L. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19. Petrópolis: Vozes, 2009.
MIRANDA, Elvira Glória Drummond. Vivência Musical Vol. I. Fortaleza, Ceará –1998.
SÁ PEREIRA, Antônio. Ensino Moderno de Piano: Aprendizagem Racionalizada. 3a ed. São Paulo: Ricordi, 1964.
SOUZA, Carla Delgado de. O Brasil em pauta: Heitor Villa-Lobos e o canto orfeônico (1920-1945). Revista de Antropologia Social dos Alunos do PPGAS-UFSCar, v.4, n.1, jan.-jun., p.67-85, 2012 DOI: https://doi.org/10.52426/rau.v4i1.63
VILLA-LOBOS, Heitor. O ensino popular da música no Brasil. Rio de Janeiro: Oficina Gráfica da Secretaria Geral de Educação e Cultura/Departamento de Educação do Distrito Federal, 1937.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.