UMA ANÁLISE SOBRE REDUÇÃO DO USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS PÓS PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1343Keywords:
Tecnologias Educacionais, Pesquisa TIC Educação, COVID-19Abstract
Data from the ICT Education survey published in 2023 by CETIC.br indicate a reduction of several percentage points in the use of technology in primary and secondary schools. This was noticed after the end of the period in which educational activities were altered by the restrictions imposed by the COVID-19 pandemic. This article analyzes these results in the light of related research carried out in the country and abroad, as well as through a qualitative research carried out in 2023 with a sample of 170 Basic Education teachers, from different municipalities in RS, eliciting the main factors that impacted such changes in strategy in relation to the use of technology.
References
AMARAL, P. et al. Relato de Experiência: as Consequências no Ensino com o Advento da Pandemia: Evasão Escolar e Qualidade de Estudo. In: Anais Estendidos do XXIX Seminário de Educação. 2021. Cuiabá. SBC, p. 635-639.
Amazon Web Services Inc e Gallup Inc. 2022. AWS Global Digital Skills Study - The Economic Benefits of Tech-savy workforce. Amazon Web Services. https://assets.aboutamazon.com/dd/e4/12d668964f58a1f83efb7ead4794/aws-gallup-global-digital-skills-study-report.pdf
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase.
BRASIL. Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2021.pdf
BRASIL. Normas sobre Computação na Educação Básica–Complemento à BNCC. 2022b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2022-pdf/236791-anexo-ao-parecer-cneceb-n-2-2022-bncc-computacao/file
COLPO, M.; PRIMO, T; AGUIAR, M. Lessons learned from the student dropout patterns on COVID‐19 pandemic: An analysis supported by machine learning. British Journal of Educational Technology, 2023. DOI: https://doi.org/10.1111/bjet.13380
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL – CGI.br. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2022. CETICbr. 2023a. https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic_educacao_2022_livro_eletronico.pdf
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL – CGI.br. Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil - TIC Kids Online Brasil 2022. 2023b. CETICbr. 2023. https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/1/20230825142135/tic_kids_online_2022_livro_eletronico.pdf
COUTO, M.; PRADO, M. Uso da tecnologia nas artes visuais em sala de aula. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 11, n. 2, p. 141-167, 2015. DOI: https://doi.org/10.5965/198431781122015141
DEWEY, J. Democracia e Educação. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 1979.
DOZ, E. et al. Distance learning environment: perspective of Italian primary and secondary teachers during COVID-19 pandemic. Learning Environments Research, v. 26, n. 2, p. 555-571, 2023. DOI 10.1007/s10984-022-09451-9 DOI: https://doi.org/10.1007/s10984-022-09451-9
FLORES, J.; LIMA, V. Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 3, p. 94-109, 3 mar. 2021. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.12116 DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.12116
JUUTI, K.; KERVINEN, A.; LOUKOMIES, A. Quality over frequency in using digital technology: Measuring the experienced functional use. Computers & Education, v. 176, p. 104361, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2021.104361
LOBO, J.. The intersection of music and arts education and technology. ARTSEDUCA, n. 35, p. 99-114, 2023. DOI: https://doi.org/10.6035/artseduca.7053
LODGE, J. M., THOMPSON, K., & CORRIN, L. (2022). The concerning persistence of weird ideas about learning and educational technology and their influence on the future directions of higher education. Australasian Journal of Educational Technology, 38(3), 1-5. DOI: https://doi.org/10.14742/ajet.8226
LOUREIRO, A.C.; CAVALCANTI, C.C.; ZUKOWSKY, C. Concepções docentes sobre o uso das tecnologias na educação. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 468–477, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99530. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.99530
MORO, R. Da imersão à criação: cartografando experiências estéticas de estudantes com a realidade virtual. Orientador: Daniel de Queiroz Lopes. UFRGS. 2023. 354 f. Tese (Doutorado Informática na Educação). Programa de Pós-Graduação Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.
OLIVEIRA, A.; OLIVEIRA, J.. Educação on-line: o alcance e as dificuldades do ensino remoto em tempos de pandemia. ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA-PERSPECTIVAS WEB, v. 11, p. 1-9, 2020.
ROCHA, F.; LOSS, T.; ALMEIDA, B.; MOTTA, M.; KALINKE, M.. O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19. Revista Interacções, 16(55), 58–82. 2020. https://doi.org/10.25755/int.20703
SCHALK, A., MCAVINIA, C., & ROONEY, P. (2022). Exploring the concept of the digital educator during COVID-19. Australasian Journal of Educational Technology, 38(2), 129-141. DOI: https://doi.org/10.14742/ajet.7316
SCHERER, S.; BRITO, G.. Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades. Educar em Revista, v. 36, 2020. https://doi.org/10.1590/0104-4060.76252 DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.76252
SILVA, A.; SOUSA, S.; MENEZES, J. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 298–315, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18383. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18383
UNICEF: Fundo das Nações Unidas para a Infância. “Nesta volta às aulas, é urgente ir atrás de quem deixou a escola ou não conseguiu aprender na pandemia”, alerta UNICEF, 2022. https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/nesta-volta-as-aulas-e-urgente-ir-atras-de-quem-deixou-escola-ou-nao-conseguiu-aprender-na-pandemia#:~:text=Desde%20o%20in%C3%ADcio%20da%20pandemia,no%20in%C
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Bookman editora, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Patrícia Fernanda da Silva, Luís Antônio Licks Missel Machado
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.