TECHNOLOGICAL MEDIATION, IMAGINATION AND CHILDREN-YOUTH ACTION

LEARNING EXPERIENCES WITH SOME MEDIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1258

Keywords:

Criança, Aprendizagem, Mídia e Arte, Imaginário, Experiência.

Abstract

Faced with the massive swallowing of audiovisual products, which can sometimes be taken as something innocuous due to its playfulness, this article proposes a discussion that enables the reflection on its consumption and technological mediation as an action that configures and proposes a new childhood imaginary in a positive way. this (imaginary) framework is woven through these relationships and as soon as, from the experiences experienced daily by the child, it is believed that an effective and creative learning happens, being demonstrated through his drawings, oral discourse, textual constructions and, mainly, a qualification for the use of various other technologies, inside and outside the school. The research is bibliographic.

Author Biography

Isac Châteauneuf , Universidade Anhembi Morumbi - SP/Brasil

Doutorando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi, com Bolsa Institucional por Mérito Acadêmico e com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-Brasil (CAPES). Possui Mestrado (2020) em Comunicação Audiovisual com pesquisa sobre a animação Naruto na sala de aula e especialização em Neurociências aplicada a Educação (2018) pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialização em Arte/Educação: teoria e prática (2015) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e graduação em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes (2013). Arte/Educador na Prefeitura do município de São Paulo, trabalhando com crianças e jovens do Fundamental I e II desde 2014. Conhecimentos básicos em órgão eletrônico, teclado e Violino. Atua no componente Arte com ênfase em pesquisa nos temas História da Arte/Educação Modernista e Pós-modernista e sua interlocução com a comunicação audiovisual, Arte na Educação Escolar, Animações, desenhos e pintura infanto-juvenis feitas nas aulas de Arte. Atualmente, também participa do grupo de estudos de professores ativos na educação paulista, com reflexões e publicações de livros sobre Arte/educação e Educação em geral no sistema escolar contemporâneo. Direciona e organiza os livros pela Editora Livro Alternativo. Criador e autor principal dos textos da Coluna Catalog Art: Naveg Ações de Estudantes da revista Primeira Evolução, onde publica desenhos e pinturas de estudantes do fundamental I com reflexões teóricas diversas.

References

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. In CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da Arte: anos 1980 e novos tempos. 9ºed. São Paulo: perspectiva, 2014.

_______________. A imagem no ensino da Arte: anos 1980 e novos tempos. 9ºed. São Paulo: perspectiva, 2007.

BERGALA, Alain .A hipótese-cinema; pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008.

CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do Cinema. Rio de Janeiro : nova Fronteira, 2014.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. in Revista Brasileira da Educação. No. 19, Jan/Fev/Mar/Abr, Rio de Janeiro: ANPED, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50ºed. rev. e atual. Rio de Janeiro: paz e terra, 2011.

HEPP, Adreas. As configurações comunicativas de mundos midiatizados: pesquisa da midiatização na era da “mediação de tudo”. Revista MATRIZes, 8 (1), 45-64. 2014. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p45-64 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p45-64

KAPLÚN, Mario. Processo e canais de comunicação. In CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: Tizuko Morchida Kishimoto. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14ed.São Paulo: Cortez, 2011, v. 1, p. 15-48.

MACHADO, Arlindo de. Pré-cinemas e Pós-cinemas. Campinas, SP: Papirus, 1997.

_____________. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora Senac, 2000.

____________. Arte e Mídia. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Editor, 2007.

____________. Uma experiência radical de videoarte. In : COSTA, Helouise (org.). Sem Medo da Vertigem : Rafael França. São Paulo : Paço das Artes, 1997.

MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. 5ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MENDES, Ana Flávia. Dança imanente: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso. Tese (Doutorado emArtes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas,Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário: ensaios de antropologia sociológica. Tradução de Luciano Loprete. São Paulo: Editora É Realizações, 2014.

PACHECO, Elza Dias Pacheco. Televisão, criança e imaginário (org.), São Paulo: Papirus Editora, 1998.

_____________. Comunicação, educação e arte na cultura infanto-juvenil. In PACHECO, Elza Dias. Comunicação, educação e arte na cultura infanto-juvenil. São Paulo: Edições Loyola, 1991.

(Autor do artigo submetido). O corpo brincante, o brinquedo corpo que fala: desenhos animados, comunicação e imaginário no desenvolvimento infantil. Revista Comunicação & Educação, 25(1), 7-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p7-17

________________. A incursão do audiovisual na Arte/Educação contemporânea; (Um intruso na sala de aula?) Naruto e a discursividade poética da criança ao desenhar. São Paulo; Universidade Anhembi Morumbi. Dissertação de mestrado, 2020a.

_________________: BARBOSA, Ana Mae Tavares. A presença perpetuada dos 45minutos; dever de memória/fotografia ao analisar e reavaliar a prática do Arte/Educador em escolas públicas. Revista CLEA N° 9. Primer semestre 2020b.

_______________. Cérebros criativos no mundo das produções audiovisuais de massa? Entretenimento, fãs de animações e possibilidades criativas em artes visuais. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 40-66, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.89909

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução: Maria Alice Magalhães D’ Amorim e Paulo Sergio Lima Silva - 24º Ed. Rio de Jneiro: FORENSE UNIVERSITARIA, 1999.

RODRIGUES, Adriano Duarte. Experiencia, modernidade e campos dos media. 1999. Disponível em www.bocc.ubi.pt.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. Trad. Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

XAVIER, Ismail. Um cinema que “educa” é um cinema que (nos) faz pensar: entrevista com Ismail Xavier. Educação & Realidade (Dossiê cinema e educação), Porto Alegre, v. 33, n. 1, p.13-20, jan./jun. 2008.

Published

04/12/2023

How to Cite

Châteauneuf , I. (2023). TECHNOLOGICAL MEDIATION, IMAGINATION AND CHILDREN-YOUTH ACTION: LEARNING EXPERIENCES WITH SOME MEDIA. Revista Da FUNDARTE, 57(57), e1258. https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1258

Similar Articles

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.