Os “KAGE BUNSHIN NO JUTSU” DE NARUTO E OUTRAS POÉTICAS AUDIOVISUAIS NA ESCOLA
EXPERIÊNCIAS, MEMÓRIAS E CRIATIVIDADE NA RELAÇÃO COM OS DESENHOS ANIMADOS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1305Palavras-chave:
Naruto; Animação; Criatividade; Desenho; Criança; Arte/Educação.Resumo
Mais do que nunca, as propostas de ensino da Arte em sala de aula na atualidade devem seguir uma estreita relação com produções audiovisuais diversas, não somente no fazer em si, mas em sua leitura, contextualização e apropriação imagética por parte do Arte/Educador e de seus estudantes. Com isso, o presente artigo, a partir de produções gráficas e pictóricas de um estudante do pesquisador (que ora podem ser confundidas com um ensaio poético e/ou ensaio visual), pretende propor um passeio sobre o texto e as imagens dispostas com uma reflexão estendida que privilegie o olhar às produções audiovisuais, especificamente e principalmente animações como Naruto, enquanto arcabouço criativo que estende as experiências de seus espectadores para além das vivenciadas cotidianamente, pautando-se não somente na realidade, conformando memórias e impulsionando ações criativas. Trata-se de uma abordagem baseada em pesquisa bibliográfica, audiovisual e de campo, com o acervo de desenhos coletados um pouco mais de dois anos pelo pesquisador.
Referências
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. In CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?19.ed. Tradução Rosiska Darcy de Oliveira. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
___________________ (2011). Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra.
IAVELBERG, Rosa. Desenho na educação infantil. São Paulo: Editora melhoramentos, 2013.
KAPLÚN, Mario. Processo e canais de comunicação. In CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
LEANDRO, Anita. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Comunicação e Educação, São Paulo, v. 21, 2001, PP.29-36. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i21p29-36
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora Senac, 2000.
MONTE, Sandra. A presença do Animê na TV brasileira.São Paulo: Editora Laços, 2010.
MORIN, Edgard. ____________. O cinema ou o homem imaginário: ensaios de antropologia sociológica. Tradução de Luciano Loprete. São Paulo: Editora É Realizações, 2014.
PACHECO, Elza Dias Pacheco. A linguagem televisiva e o imaginário infantil. São Paulo: Revista Comunicação e educação, do departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, p. 43/48, jan/abr. 1995.
PRADO, Ana Lucia Penteado Brandão; MUNGIOLI, Maria Cristina Palma. Educomunicação e mediação escolar: um projeto educomunicativo para a relação criança, desenho animado e consumo. São Paulo; Revista Comunicação e educação, do departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, nº2, jul/dez, p. 87 a 96, 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i2p87-96
PEREIRA, Isac dos Santos; MAGNO, Maria Ignes Carlos. Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar. Comunicação & Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 105-124, 2022. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v27i2p105-124. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p105-124
PEREIRA, Isac dos Santos; MAGNO, Maria Ignes Carlos. A animação Naruto e a poética visual da criança nas aulas de Arte; novas representações ao desenhar. Revista Primeira Evolução, Ano II - Nº 14 - Março de 2021, p.72.
PEREIRA, Isac dos Santos. A incursão do audiovisual na Arte/Educação contemporânea; (Um intruso na sala de aula?) Naruto e a discursividade poética da criança ao desenhar. São Paulo; Universidade Anhembi Morumbi. Dissertação de mestrado, 2020.
PEREIRA, Isac dos Santos. Cérebros criativos no mundo das produções audiovisuais de massa? Entretenimento, fãs de animações e possibilidades criativas em artes visuais. 40 Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 40-66, jan./abr. 2019. http://dx.doi.org/10.22456/2357-9854.89909 DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.89909
SARLO, Beatriz (2006). Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na argentina. Tradução, Sérgio Alcides. 4º ed. Rio de Janeiro: editora UFRJ.
SOARES, Ismar de Oliveira (2014). Caminhos da educomunicação: utopias, confrontações, reconhecimentos. In APARICI, Roberto. Educomunicação; para além do 2.0. São Paulo; Paulinas.
WECHSLER, Solange Muglia (2002). Criatividade: descobrindo e encorajando. 3.ed. Campinas: livro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Isac PEREIRA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.