EDUCAÇÃO MUSICAL NA INFÂNCIA

UMA INVESTIGAÇÃO NO DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA NO BRASIL

Authors

  • Graziela da Rosa Silva Felicio Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro, RS/Brasil
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Montenegro, RS/Brasil https://orcid.org/0000-0002-7204-7292

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1252

Keywords:

Palavras-chave: Educação musical, grupos de pesquisa, pesquisa na internet

Abstract

Abstract: The resources offered by the Internet system are increasingly popularized in all areas of society. This paper investigates the research groups that study or have childhood music education as their theme and to describe the process carried out in this literature review. It is a bibliographic study whose data source was the Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, using relevant search expressions in the focused areas. From this search, 20 groups were found. The methodological design consists of a qualitative approach and bibliographic research, with data collected through internet research and analyzed through content analysis. The results indicated that the online collection generated in the Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil has its importance as an auxiliary resource in the information system that could contribute to a literature review as well as to music education in educational contexts.

Author Biographies

Graziela da Rosa Silva Felicio, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro, RS/Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado Profissional, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGED-MP/UERGS. Possui graduação em Letras, pela Faculdade Cenecista de Osório, e Pós-graduação em Língua Inglesa, pela Universidade La Salle, em Canoas. É integrante da equipe organizadora dos seguintes projetos: ?Colóquios do Grupem: o bebê e a música? que tem como objetivo realizar discussões e reflexões a respeito da Educação Musical; do projeto ?Vivências Musicais para Bebês e Famílias!? que é uma das ações do projeto ?Educação Musical: Música, Educação e Entrelaçamentos? o qual oportuniza vivências musicais para bebês e suas famílias. Compõe a equipe coordenadora do programa ?Grupem Cast?, o programa de Podcast da Uergs que visa favorecer a difusão de estudos acerca da Educação Musical. É editora-chefe do Informativo digital do Grupem. Atualmente é Professora de Língua Inglesa na EMEF Manoel Medeiros Fernandes de Capão da Canoa, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Integra o Grupo de Pesquisa ?Educação Musical: diferentes tempos e espaços.? (CNPq/PPGED/Uergs). Projeto de pesquisa de mestrado: Título Provisório EDUCAÇÃO MUSICAL EM CAPÃO DA CANOA/RS: UMA PESQUISA DOCUMENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E-mail: graziela-felicio@uergs.edu.br

Cristina Rolim Wolffenbüttel , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Montenegro, RS/Brasil

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical. Especialista em Informática na Educação: Ênfase em Instrumentação. Especialista em Literatura Brasileira. Licenciada em Música. Docente do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Unidade em Montenegro. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Musical, na Uergs, Unidade em Montenegro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional (PPGED-MP/Uergs), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Litoral Norte. Coordenadora da Linha 2 – Artes em Contextos Educacionais, do PPGED-MP/Uergs, Litoral Norte. Orientadora de bolsistas de iniciação científica e extensão em Educação Musical, Música, Artes e Literatura, pelo CNPq, FAPERGS e UERGS. Líder dos Grupos de Pesquisa Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (Grupem) e Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação (ArtCIEd), registrados no CNPq, e certificados pela Uergs. Professora de Música da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Membro do Comitê Assessor de Artes e Letras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Integrante da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Prof.ª Dr.ª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar, coletar, analisar e caracterizar as cantigas de ninar. Em 2010 recebeu o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), em reconhecimento às ações em música, desenvolvidas nas escolas públicas municipais de Porto Alegre, potencializando o COEP, na luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu, em 2011, a Medalha Dante de Laytano, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais populares no Rio Grande do Sul. Em 2013, recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra nas pesquisas em Folclore e Educação Musical. Recebeu a honraria, em 2021, de nomear a Biblioteca Cristina Rolim Wolffenbüttel, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Beatriz Lemos, em Montenegro, Rio Grande do Sul. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros Folclore e Música Folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam, A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: a religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos em periódicos científicos de Música, Educação, Educação Musical, Educação e Cultura Popular. No campo artístico atuou como violinista, na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho, e foi regente do Coral do Colégio Sévigné, ambos em Porto Alegre. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos coros Infantil e Adulto. É verbete no Dicionário de Mulheres, da autoria de Hilda Agnes Hubner Flores.

References

ASSEN, M. C.; XAVIER SILVA, A. R.; LEAL DA HORA, D. OS GRUPOS DE PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL DA REGIÃO NORTE: mapeamento e breves reflexões. Revista Exitus (Online), 12, n. 1, p. e022015, 2022. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1756

BATISTA, A. P.; FARIAS, G. B. D. Grupos de pesquisa em Ciência da Informação da região nordeste do Brasil: análise da produção, temáticas e disseminação da comunicação científica. Informação & informação, 25, n. 2, p. 124, 2020. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p124

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria J. Alvarez; Sara B. dos Santos; Telmo M. Baptista. Portugal: Porto Editora, 1999.

BRASIL. Lei n.º 11.769, de 18 de Agosto de 2008, que Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.

CARNEIRO, S. J., LOURENÇO, R. (2003) “Pós-Graduação e Pesquisa na Universidade”. In:Viotti, E. B., Macedo, M.(orgs.). Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Campinas: Unicamp, cap. 4, p. 169-227.

CESAR, L. C. Grupos de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG: uma análise bibliométrica entre os anos 2000-2016. Biblos (Rio Grande), 33, n. 1, p. 126-153, 2020. DOI: https://doi.org/10.14295/biblos.v33i1.8685

CRUZ, M. M. D.; OLIVEIRA, S. R. D. A.; CAMPOS, R. O. Grupos de pesquisa de avaliação em saúde no Brasil: um panorama das redes colaborativas. Saúde em Debate, 43, n. 122, p. 657-667, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104201912201

CRUZ, W. M. D.; SANTOS, M. G. D.; D’OLIVEIRA, A.; CARDOSO, P. M. et al. pesquisa sobre o futebol no Brasil: análise dos grupos de pesquisa e da produção científica recente. Movimento (Porto Alegre, Brazil), 28, p. e28057, 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.121749

DA SILVA, E. L.; LILIANE VIEIRA, P. O Brasil e as pesquisas em inovação aberta: Um estudo a partir dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Liinc em revista, 10, n. 2, 2014a.

DA SILVA, E. L.; LILIANE VIEIRA, P. O Brasil e as pesquisas em inovação aberta: Um estudo a partir dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Liinc em revista, 10, n. 2, 2014b. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.727

DE OLIVEIRA, J. R.; MELLO, L. C.; DIAS RIGOLIN, C. C. Participação feminina na pesquisa sobre tecnologia da informação no Brasil: grupos de pesquisa e produção científica de teses e dissertações. Cadernos PAGU, n. 58, p. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/18094449202000580004

DOMINSKI, F. H.; SILVA, R. B.; VILARINO, G. T.; AMORIM, L. M. S. et al. Pesquisa em treinamento de força no Brasil: análise dos grupos e produção científica. Revista brasileira de ciências do esporte, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2019.02.002

ELIEZER MENDES, L.; DEISIRÉ AMARAL, L. Características dos Grupos de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (DGP/CNPq). Biblos (Rio Grande), 30, n. 1, p. 81-103, 2016.

ELVIRA CRISTINA MARTINS, T.; BRUNA APARECIDA ALVES, A. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS GRUPOS DE PESQUISA. Trabalho & educação, 29, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.17648/2238-037X-trabedu-v29n1-12057

FERRAZ, R. R. N.; BARNABÉ, A. S.; QUONIAM, L.; SANTOS, A. M. D. et al. Aspectos históricos da criação dos grupos de pesquisa em dengue no Brasil com a utilização da ferramenta computacional ScriptGP. Ciência & saude coletiva, 23, n. 3, p. 837-848, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018233.00862016

GIAN MARCO DE, O.; REGINA FINCK, S. Desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso com professores do Projeto Musicalização Infantil de Blumenau SC. OuvirOUver, 14, n. 2, p. 452-465, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/OUV23-v14n2a2018-14

HATJE, L. F.; PEREIRA, L. T.; DA SILVA, M. V. T. ANÁLISE DOS GRUPOS DE PESQUISA CADASTRADOS NA PLATAFORMA LATTES DO CNPq COM PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELACIONADA COM A TRANSGENERIDADE. Diversidade e Educação, 7, n. 1, p. 92-120, 2019a.

HATJE, L. F.; PEREIRA, L. T.; DA SILVA, M. V. T. ANÁLISE DOS GRUPOS DE PESQUISA CADASTRADOS NA PLATAFORMA LATTES DO CNPq COM PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELACIONADA COM A TRANSGENERIDADE. Diversidade e Educação, 7, n. 1, p. 92-120, 2019b. DOI: https://doi.org/10.14295/de.v7i1.9037

HAYASHI, C. R. M.; FERREIRA JUNIOR, A. O campo da história da educação no Brasil: um estudo baseado nos grupos de pesquisa. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 15, n. 3, p. 167-184, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772010000300009

HERYKA C., N.; IRANIR ANDRADE DOS, S.; IVAN ANDRADE DOS, S.; ÂNGELA CARVALHO BATISTA DE, J. et al. A contribuição da música no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil nas escolas públicas municipais de Macapá. PRACS : revista eletrônica de humanidades do Curso de Ciências Sociais da Unifap, 3, n. 3, p. 205-206, 2010.

TAVARES, J.P., D. O campo do conhecimento em políticas públicas no Brasil: um mapeamento do ensino e da pesquisa. Revista espaço acadêmico, 16, n. 186, p. 141-154, 2016.

MAINARDES, J.; CASAGRANDE, R. D. C. Educação Especial: análise do perfil de grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. Revista Educação Especial, 35, p. 1-25, 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X70831

MARIA S. M., A.; BOCHNER, R.; M. F. F., D. Nanotecnologia em Ciências da Saúde no Brasil: um olhar informétrico com base nos grupos de pesquisa. Liinc em revista, 9, n. 1, 2013.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F. . Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. Revista Atual. Petrópolis: Vozes, 2007. 108p.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

PEPE, V. L. E.; NORONHA, A. B. M. D.; FIGUEIREDO, T. A.; SOUZA, A. D. A. L. D. et al. A produção científica e grupos de pesquisa sobre vigilância sanitária no CNPq. Ciência & saude coletiva, 15, n. suppl 3, p. 3341-3350, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000900009

PIMENTA, R. M. Relatórios de produção científica de pesquisadores e estudantes de grupos de pesquisa em Humanidades Digitais. Zenodo.

Plataforma Lattes. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

RAMOS, R. R.; MACHADO, C. J. S. UMA ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DOS GRUPOS DE PESQUISA DO CNPQ: A DENGUE NO BRASIL. Hygeia (Uberlândia), 10, n. 18, p. 58-70, 2014. DOI: https://doi.org/10.14393/Hygeia1023174

RAPINI, M. S. O Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e a interação universidade-empresa no Brasil: uma proposta metodológica de investigação. Revista de economia contemporânea, 11, n. 1, p. 99-117, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-98482007000100004

RAPINI, M. S.; RIGHI, H. M. O Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e a Interação Universidade-Empresa no Brasil em 2004. Revista brasileira de inovação, 5, n. 1, p. 131-156, 2006. DOI: https://doi.org/10.20396/rbi.v5i1.8648926

ROCHA, A. M.; FERNANDES, F. M.; SILVA, M. S.; SOARES, P. M. et al. Pesquisas acadêmicas sobre biodiesel no Brasil: uma análise dos grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Revista Tecnologia e Sociedade, 10, n. 20, 2014. DOI: https://doi.org/10.3895/rts.v10n20.2644

RODRIGO EDUARDO, B.-F. Observação e experimentação tecnológica no contexto dos grupos de pesquisa da área de informação e comunicação da Região Sul. Ciência da informação, 48, n. 2, 2019.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, São Leopoldo, ano. I, n.I, jul. 2009. 15 p.

SCHUMANN, S. C.; PINHEIRO, D. K. Novas formas de brincar respeitando a natureza: um trabalho de reciclagem na educação infantil. Monografias ambientais, 4, n. 4, p. 607-615, 2011. DOI: https://doi.org/10.5902/223613083913

SILVA, I. D. O. E.; LUZ, I. R. D.; FARIA FILHO, L. M. D. Grupos de pesquisa sobre infância, criança e educação infantil no Brasil: primeiras aproximações. Revista Brasileira de Educação, 15, n. 43, p. 84-97, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000100006

VILLELA, T. D. C.; DE ALMEIDA, C. C. R. Relações Universidade-empresa no Estado de Mato Grosso no Período 2002-2008: um estudo comparativo a partir do diretório de grupos de pesquisa do CNPQ. RAI - Revista de administração e inovação, 9, n. 2, p. 223-252, 2012.

Published

25/03/2024

How to Cite

da Rosa Silva Felicio, G., & Rolim Wolffenbüttel , C. (2024). EDUCAÇÃO MUSICAL NA INFÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO NO DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA NO BRASIL. Revista Da FUNDARTE, 58(58), e1252. https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1252

Similar Articles

<< < 41 42 43 44 45 46 47 48 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.