A MULHER SOLITÁRIA: EXPERIÊNCIAS EM DANÇA MEDIADAS PELA TECNOLOGIA

Autores

  • Camila V. Pasa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Kátia Salib Deffaci Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/894

Palavras-chave:

Criação em Dança, tecnologia, pandemia.

Resumo

O presente relato apresenta “A mulher solitária: experiências em Dança mediadas pela Tecnologia” descrevendo processos de criação artística ocorridas no ambiente de uma casa durante a pandemia de COVID-19. A pesquisa teve como objetivo deslocar a utilização convencional de dispositivos tecnológicos criando outras possibilidades de interação entre corpo e tecnologias do cotidiano, concebendo a Dança como manifestação artística. Identificou-se que a interação entre Corpo e Tecnologia pode resultar na promoção da Dança como saber e na produção de conhecimento e manutenção de uma Cultura viva, que discute mudanças e impactos artístico-sociais causados pela pandemia.

Biografia do Autor

Camila V. Pasa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora, atriz e bailarina

Graduada em Teatro: Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, estudante do sétimo semestre em Dança: Licenciatura (Uergs). Atuou como professora de teatro e dança na APAE da cidade de Feliz (2014 a 2016). Como atriz participou dos espetáculos teatrais: “O Jardim das Cerejeiras”, direção de Tatiana Cardoso (de 2012 a 2018), “El Grand Scaramouch”, direção de Denisson Gargione (2017). Como bailarina: “Sertão Só”, direção de Maicon Freitas (2017), “Orbitat Corporus” (2017), “Habitar e Pulsar” (2018). No momento desempenha a função de atriz no espetáculo “Macbeth o Reino Sombrio” com direção de João Pedro Decarli, com o qual recebeu o prêmio de Melhor Atriz e Melhor Espetáculo categoria Tibicuera de Teatro Infantojuvenil (2019).

Kátia Salib Deffaci, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Atualmente é professora assistente na Graduação em Dança: Licenciatura (UERGS), na área de criação em dança e análise do movimento. Doutoranda em Educação (UNICAMP), é mestra em Artes Cênicas (UFRGS), e bacharel e licenciada em Dança (UNICAMP). Pesquisa dança, educação somática, educação infantil e processos de criação

Referências

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Publicado

30.03.2021

Como Citar

Pasa, C. V., & Salib Deffaci, K. (2021). A MULHER SOLITÁRIA: EXPERIÊNCIAS EM DANÇA MEDIADAS PELA TECNOLOGIA. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–19. https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/894

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