PROCEDIMENTOS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICOS EM DANÇA A PARTIR DA DECOLONIALIDADE E DA AUTOBIOGRAFIA

Autores

  • Neila Cristina Baldi Universidade Federal de Santa Maria Curso de Dança-Licenciatura
  • Júlia Urach Donata de Oliveira Curso de Dança-Licenciatura UFSM
  • Isabela Teixeira Patias Curso de Dança-Licenciatura UFSM

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.636

Palavras-chave:

dança, autobiografia, decolonialidade.

Resumo

O presente texto discute a criação de procedimentos artístico-pedagógicos em Dança, desenvolvidos no Programa de Licenciaturas (Prolicen) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dentro do Grupo de Pesquisa (Es)(Ins)Critas do/no Corpo (Corpografias). Os mesmos foram produzidos a partir da leitura e discussão de textos sobre decolonialidade e autobiografia. Posteriormente, estes procedimentos foram testados entre os participantes do grupo de pesquisa e após os testes e rediscussões, executados com crianças e adolescentes em espaços formais e não-formais de ensino.

Biografia do Autor

Neila Cristina Baldi, Universidade Federal de Santa Maria Curso de Dança-Licenciatura

Professora do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Artes Cênicas. Líder do Grupo de Pesquisa sobre (Es)(Ins)critas do/no Corpo (Corpografias). 

Júlia Urach Donata de Oliveira, Curso de Dança-Licenciatura UFSM

Licencianda em Dança. Foi bolsita do Programa de Licenciatura (Prolicen), da Universidade Federal de Santa Maria, no período de julho e agosto de 2018. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre (Es)(Ins)critas do/no Corpo (Corpografias).

Isabela Teixeira Patias, Curso de Dança-Licenciatura UFSM

Licencianda em Dança. Foi bolsita do Programa de Licenciatura (Prolicen), da Universidade Federal de Santa Maria, no período de agosto de 2018 a janeiro de 2019. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre (Es)(Ins)critas do/no Corpo (Corpografias).

Referências

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Publicado

30.03.2019

Como Citar

Baldi, N. C., de Oliveira, J. U. D., & Patias, I. T. (2019). PROCEDIMENTOS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICOS EM DANÇA A PARTIR DA DECOLONIALIDADE E DA AUTOBIOGRAFIA. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 127–139. https://doi.org/10.19179/2319-0868.636

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