DANÇAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Neila Cristina Baldi Universidade Federal de Santa Maria
  • Samara Weber Schmidt Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.860

Palavras-chave:

Dança, Ensino Remoto, Pandemia

Resumo

Este texto discute ações do projeto de extensão 5, 6, 7 e 8 – cursos e oficinas de Dança, do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) durante o período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Entre agosto e dezembro de 2020 foram desenvolvidas três ações on-line, duas em uma escola pública de Santa Maria: Crian(dan)ça, com crianças do ensino fundamental, e (Edu)Dançando na Escola, curso de formação continuada para professores(as). Paralelamente ocorreram as lives 5 e 6, que discutiram temas como Dança com Crianças e Educação Antirracista e Dança. O texto reflete sobre as dificuldades e desafios do ensino remoto e os benefícios da formação em Dança para profissionais da educação básica.

Biografia do Autor

Neila Cristina Baldi, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta

Curso de Dança-Licenciatura

Samara Weber Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante do Curso de Dança-Licenciatura
Bolsista FIEX

Referências

ANDRADE, Carolina Romano de. GODOY, Kátia Maria Ayres de. Dança com crianças. Curitiba: Appris, 2018.

BARBOSA, Larissa Ferreira Regis. Dança transmídia: as táticas de corpo composto. 2016. 396 Fls. Tese (Doutorado em Arte). Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

FLORES, Natália. Desigualdade social e tecnologia: o ensino remoto serve para quem? Covid-19, Unicamp, 2020. Disponível: https://www.blogs.unicamp.br/covid-19/desigualdade-social-e-tecnologia-o-ensino-remoto-serve-para-quem/ Acesso: 19 jan 2021

MARQUES, Isabel. Interações: criança, dança e escola. São Paulo: Blucher, 2012.

______. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. Educação e Realidade. Porto Alegre: UFRGS, 35(2), mai-ago 2010a p. 115-137

MILLER, Jussara.; LASZLO, Cora Miller. Corpos em conexão, corpos em presença. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 3, n. 2, p. 95-116, 24 nov. 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/23207>. Acesso: 1 dez. 2020

NICOLINI, Fernanda de Oliveira Nicolini. Telematismo: uma vacina para corpos pandêmicos que dançam. Rebento, São Paulo, n. 12, p. 292-310, jan - jun 2020. Disponível: <http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/464> Acesso: 18 jan 2021

PESSANHA, Fabiana. MACEDO, Nayara Alves. Educação da pequena infância: (Re)pensando limites e possibilidades diante de algumas inflexões impostas pela pandemia da Covid-19. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 6 – N. Especial – pág. 339 – 359 – (jun. – out. 2020): “Educação e Democracia em Tempos de Pandemia”. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/52291> Acesso: 19 nov. 2020

RACHEL, Denise Pereira; MARQUES, Diego Alves; MARIANO, Bárbara Kanashiro. Artivismo respiratório: Uma Proposta de Educação Remota no país irrespirável. Revista Manzuá, 2020, v. 3, n. 2, p.7-34. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/22725> Acesso: 1 dez. 2020

SANTANA, Ivani. Dança na cultura digital. Salvador: EDUFBA, 2006.

SPODE, Pedro Leonardo Cezar; RIZZATTI, Maurício; ROCHA, Lilian Hahn Mariano da; FARIA, Rivaldo Mauro de; COSTA, Iago Turba. Pobreza e seletividade espacial no bairro universitário Camobi, Santa Maria, RS: uma análise a partir dos usos do território. Geografia Ensino e Pesquisa, V. 23, 2019. Disponível: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/40108/html> Acesso: 18 jan 2020

Downloads

Publicado

30/09/2021

Como Citar

Baldi, N. C., & Schmidt, S. W. (2021). DANÇAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Da FUNDARTE, 46(46), 1–18. https://doi.org/10.19179/2319-0868.860

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)