PRÁTICA DOCENTE E DANÇA DO VENTRE: UM ESTUDO SOBRE PROFESSORAS EM ATUAÇÃO NA CIDADE DE RIO GRANDE

Autores

  • Thaynara Garcia de Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Josiane Franken Corrêa Universidade Federal de Pelotas
  • Helena Thofehrn Lessa Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.503

Palavras-chave:

Dança do Ventre, Prática docente, Educação.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a prática docente da Dança do Ventre a partir de uma pesquisa realizada com professoras deste gênero de dança na cidade de Rio Grande (RS). É uma pesquisa qualitativa com uso de entrevista estruturada, a qual foi realizada com duas professoras. A discussão é feita a partir dos relatos das professoras e do cruzamento com fontes teóricas, trazendo um convite a refletir sobre as práticas docentes, especialmente em relação às histórias de vida e formação, à atuação profissional e às metodologias de ensino.

Biografia do Autor

Thaynara Garcia de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica do Curso de Dança - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas.

Josiane Franken Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Linha de Pesquisa: Linguagem, Recepção e Conhecimento em Artes Cênicas. Especialista em Corpo e Cultura: ensino e criação pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Professora do Curso de Dança - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Ensino Contemporâneo de Dança na Educação Básica: pedagogias possíveis" e e membro do Grupo de Pesquisa OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gênero e Arte

Helena Thofehrn Lessa, Universidade Federal de Pelotas

Mestra e Doutoranda em Educação Física na Universidade Federal de Pelotas na área de concentração Movimento humano, educação e sociedade - Linha de pesquisa Comportamento Motor. Professora Substituta do Curso de Dança - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Quem assiste também dança: reflexões e proposições pedagógicas para a apreciação em dança na contemporaneidade" e membro do Grupo de Pesquisa OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gênero e Arte.

Referências

ANDRADE, Carolina Romano de; GODOY, Kathya Maria Ayres de. A formação do professor para a dança: reflexões sobre um curso de formação continuada. Art Research Journal, v.4, n.1, p.114-140, 2017. DOI: https://doi.org/10.36025/arj.v4i1.9539

CORRÊA, Josiane Franken; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v.4, n.3, p.509-526, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266041528

CORRÊA, Josiane Franken; SILVA, Iassanã Martins da; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Concepções pedagógicas no ensino de dança: apontamentos. Revista da Fundarte, v.17, n.34, p.31-44, 2017.

FRANKEN, Josiane. Reflexões e Reflexos do Sistema Laban/Bartenieff na Prática Docente em Dança. Cena em Movimento, n.3, 2013.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em 8 fev. 2017.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

JESUS, Caroline Kummer de. Olhares para a docência em dança: processos formativos e experiência. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v.20, n.1, p.117-125, 2015. DOI: https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.7

KUSSUNOKI, Sandra Aparecida Queiroz; AGUIAR, Carmen Maria. Aspectos históricos da dança do ventre e sua prática no Brasil. Motriz, v.15, n.3, p.708-712, 2009.

MAHAILA, Brysa. Os pilares da profissionalização em dança do ventre: história e folclore, volume 1. São Paulo: Kaleidoscópio de ideias, 2016.

MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo, Cortez, 2014.

MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? : dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.

OLIVEIRA, Eugênia Squeff de. Dança do Ventre: técnica, expressão e significados. Uma etnografia nas Escolas de dança em Pelotas/RS. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Sociologia e Política, Universidade de Pelotas, Pelotas. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1555>. Acesso em 28 ago. 2016.

OLIVEIRA, Ana Carolina Moreira de. A relação ensino e dança: diálogos entre Laban e a dança do ventre. História e Culturas, v.2, n.3, p.26-39, 2014.

PEREZ, Vanessa Sanders Curi; HAAS, Aline Nogueira; GONÇALVES, Ângela Cristina Bugs; LIMA, Isadora de Souza Maia. Formação de professoras de dança do ventre. Revista da Fundarte, v.1, p.29-32, 2012.

PORTUGAL, Ana Raquel. O legado árabe no Brasil. Ibérica - Revista interdisciplinar de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos, v.5, n.16, p.4-21, 2011.

GIANEI, Beatris Cristina Possato. Arabesco: imaginários e violências nas narrativas da dança do Oriente. 2006. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/253776/1/Gianei_BeatrisCristinaPossato_M.pdf>. Acesso em 21 mar 2018.

ROBLE, Odilon José; LIMA, Karen Adrie de. Dança do ventre: evoluções e proposições de uma década. Pensar a prática, v.16, n.4, p.956-1270, 2013. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v16i4.20474

XAVIER, Cíntia Nepomuceno. Do oito ao Infinito: por uma dança sem ventre, performática, híbrida, impertinente. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Artes) –Universidade de Brasília, Brasília. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/5669?mode=full>. Acesso em: 16 abr. 2016.

Downloads

Publicado

30.03.2019

Como Citar

Garcia de Oliveira, T., Franken Corrêa, J., & Thofehrn Lessa, H. (2019). PRÁTICA DOCENTE E DANÇA DO VENTRE: UM ESTUDO SOBRE PROFESSORAS EM ATUAÇÃO NA CIDADE DE RIO GRANDE. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 73–89. https://doi.org/10.19179/2319-0868.503

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.