Cotidiano e visualidades: quando as imagens invadem a escola

Autores

  • Halbertina Roecker Wiggers Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Marcelo Feldhaus

Palavras-chave:

Ensino de artes, Visualidades, Cotidiano

Resumo

Todos os dias somos bombardeados por imagens que carregam significados e interpretações, originando um complexo fenômeno contemporâneo. Criam-se modos de ver, pensar e agir que adentram os mais diferentes espaços, incluindo os da escola, onde o trabalho dos professores passa a se tornar movediço, principalmente para a educação em arte. Assim, esta pesquisa surge com o intuído de perceber como as visualidades do cotidiano atuam na formação do entendimento sobre arte e de que forma a escola pode contribuir para esta formação, tendo procedimentos próximos à pesquisa narrativa, partindo de histórias vividas e que ultrapassam esquemas fechados e quantificáveis, onde se tornou possível perceber que a escola e o ensino de arte atuam como potencialidades para a mudança de olhares impostos.

Biografia do Autor

Halbertina Roecker Wiggers, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Arte e educação

Referências

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 168p.

CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Caxambu – MG, v.11, n. 31, p. 7-18, jan./abr. 2006.

CHARRÉU, Leonardo. Sobre a necessidade permanente de (re)definir um campo de estudo quando nos referimos à cultura visual sob uma perspectiva pedagógica. In.: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de (Org.). Arte, educação e cultura. 2. ed. rev. e ampl. Santa Maria, RS: Ed. UFSM, 2015. 165 – 180p.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Questionamentos de uma professora de arte sobre o ensino de arte na contemporaneidade. In.: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.). Culturas das imagens: desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Ed. UFSM, 2012. 99-123p.

ECO, UMBERTO (Org.). História da beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004. 438 p.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007. 127p.

__________. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: ArTmed 2000. xiii, 261 p.

LAMPERT, Jociele. O ensino de arte em espaços silenciosos da cultura visual. In.: Oliveira, Marilda de Oliveira (Org.). Arte, educação e cultura. 2 ed. Ver. E ampl. Santa Maria, RS: Ed. UFSM, 2015. 366p.

MARIANI, Fábio; MATTOS, Magda. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Cuiabá, v.47, set/dez, 2012. 663-667p.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Culturas da infância e da imagem “aconteceu um fato grave, um incidente global”. In.: ________. Cultura visual e infância: quando as imagens invadem a escola. Santa Maria: Ed. UFSM, 2010. 37-55p.

MEIRA, Mirela Ribeiro; SILVA, Ursula Rosa da. Cultura visual, ensino da arte e cotidiano: hibridismos e paradoxos. Visualidades, Goiânia, v.11 n.2, p. 37-57, jul./dez. 2013.

PEREIRA, Alexandre Adalberto. Estereótipos desenhados, identidades projetadas. In.: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.). Cultura visual e infância: quando as imagens invadem a escola. Santa Maria: Ed. UFSM, 2010. 209-226p.

RANCIÉRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Ed. Autentica, 2002. 143 p.

SCHMIDLIN, Elaine. Isto é arte? São Paulo: Instituto Arte na Escola, 2006 (DVDteca Arte na Escola – Material educativo para professor-propositor).

ZANELLA, Andréa Vieira. Perguntar, registrar, escrever: inquietações metodológicas. Porto Alegre: Sulina; Editora UFRGS, 2013.

Downloads

Publicado

18.12.2018

Como Citar

Roecker Wiggers, H., & Feldhaus, M. (2018). Cotidiano e visualidades: quando as imagens invadem a escola. Revista Da FUNDARTE, 36(36), p.63–80. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/500

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.