CONSIDERACIONES SOBRE Y PARA LA EVALUACIÓN DOCENTE EN MÚSICA

Autores

  • Leonardo da Silveira Borne Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral Universidad Nacional Antónoma de México

Palavras-chave:

evaluación docente en música, saberes docentes, educación musical.

Resumo

Dada la falta de subsidios teóricos para la evaluación docente en el área de música, la intención de este ensayo es realizar algunas reflexiones propositivas acerca de la evaluación del maestro de música, pretendiendo identificar cuáles son los elementos y las herramientas que pueden ser empleados durante este proceso. Las bases teóricas de las reflexiones vienen de la evaluación docente en general y de la teoría de los saberes docentes aplicados a la educación musical. Se organizan las proposiciones bajo tres ejes –qué usar, cómo evaluar y cómo usar–, que son guías para una evaluación que genera mejoras en el proceso de enseñanza-aprendizaje, no un instrumento de control docente.

Biografia do Autor

Leonardo da Silveira Borne, Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral Universidad Nacional Antónoma de México

Educador, flautista, bacharel em música - Habilitação Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Educação - Educação Musical pelo PPG Educação da UFRGS (PPGEDU/UFRGS), graduando em Musicoterapia pela Faculdades EST (EST - São Leopoldo) e Professor Assistente da Universidade Federal do Ceará (UFC - Campus Sobral). Atuou e tem experiência profissional nas áreas de musicoterapia - avaliação, reabilitação, prevenção (deficiências mentais, cuidado paliativo, doenças neurodegenerativas); educação especial e inclusão. Também realizou pesquisa sobre o desenvolvimento infantil, enfatizando as aquisições e o processo de aprendizagem da música num contexto não-formal e suas relações com o desenvolmento global. Atua e tem experiência na área de educação musical, formação de professores e educação continuada, educação à distância e pedagogia universitária. Atualmente realiza seu doutoramento no Posgrado en Música - Universidad Nacional Autónoma de México (ENM/UNAM), área de concentração educação musical, investigando o processo de ensino-aprendizagem-avaliação de solfejo. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Musical (EDUCAMUS), vinculado ao PPG em Educação da UFRGS e do Seminario Permanente sobre Investigación e Innovación Didática (FES-Acatlán / UNAM-México).

Referências

ARAÚJO, Rosane Cardoso. Um estudo sobre os saberes que norteiam a prática pedagógica de professores de piano. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Música). Porto Alegre: PPGMUS-UFRGS, 2005.

___. Os saberes docentes na prática pedagógica de professores de piano. Em Pauta. Porto Alegre, UFRGS. V. 17, p. 39-69, 2006.

BUENDÍA ESPINOSA, Angélica. Genealogía de la Evaluación y Acreditación de Instituciones en México. Perfiles Educativos. Ciudad de México, V. XXXV, Número Especial, p. 17-32, 2014.

CANALES, Alejandro; LUNA, Edna; DÍAZ-BARRIGA, Frida; MONROY, Miguel; DÍAZ, Mónica; GARDUÑO, José María García. Aproximaciones Metodológicas al Análisis y la Evaluación de la Docencia. In: RUEDA, Mario; DÍAZ-BARRIGA, Frida (coord.). La evaluación de la docencia en la universidad. Perspectivas desde la investigación y la intervención profesional. México: Iisue-UNAM, 2011.

GARCÍA SALORD, Susana. Del Recuento Curricular a La Evaluación Diagnóstica y Formativa. Perfiles Educativos. Ciudad de México, V. XXXV, Número Especial, p. 82-95, 2014.

RUEDA, Mario. Evaluación de la labor docente en el aula universitaria. México: Cesu-UNAM, 2006.

RUEDA, Mario. La evaluación del desempeño docente: consideraciones desde el enfoque por competencias. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 11 (2), 2009. Disponible en: http://redie.uabc.mx/vol11no2/contenido-rueda3.html acceso en 15 abr 2016.

RUEDA, Mario; DÍAZ-BARRIGA, Frida (coord.). La evaluación de la docencia en la universidad. Perspectivas desde la investigación y la intervención profesional. México: Iisue-UNAM, 2011.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O Trabalho Docente - elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

20.12.2017

Como Citar

Borne, L. da S. (2017). CONSIDERACIONES SOBRE Y PARA LA EVALUACIÓN DOCENTE EN MÚSICA. Revista Da FUNDARTE, 34(34), 203–211. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/451

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.