A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NOS MUSEUS DE ARTE

DOIS MODELOS NECESSÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1520

Palavras-chave:

experiência estética., museus de arte, museologia

Resumo

Este artigo traz apresenta aos leitores duas pesquisas cruciais para entender a experiência estética nos museus de arte, são elas: As quatro dimensões da experiência estética e flow do psicólogo Mihaly Csikszentmihaly e o Modelo de Apreciação e Julgamento Estético de Leder e Nadal. O presente texto apresenta as potencialidades das duas pesquisas para o campo tanto da educação museal quanto da própria museologia.  Neste artigo, exploraremos cada uma dessas pesquisas e discutiremos como elas contribuem para a ampliação do campo da estética e da educação no contexto museal.

Biografia do Autor

Anna Beatriz Vieira Muniz Donatelli, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro preto/MG, Brasil

Professora da Universidade Federal de Ouro Preto. Mestra em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais, bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto e técnica em Conservação e Restauro pela Fundação de Arte de Ouro Preto. Tem experiência na área de Museologia, Conservação Preventiva, Mediação e Catalogação de Acervo.

Referências

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. Amor pela Arte. 2o ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003.

BRIEBER, David; NADAL, Marcos; LEDER, Helmut. In the white cube: Museum context enhances the valuation and memory of art. Acta Psychologica, v. 154, p. 36–42, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.actpsy.2014.11.004>.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Intrinsic Motivation in museums: Why does one want to learn? The Educational Role of the Museum, p. 67–75, 1995.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly; ROBINSON, Rick. The Art of Seeing: An Interpretation of the Aesthetic Encounter. 1o ed. Malibu: Paul Getty Museum, 1990. v. 148.

CUPCHIK, Gerald C. et al. Viewing artworks: Contributions of cognitive control and perceptual facilitation to aesthetic experience. Brain and Cognition, v. 70, n. 1, p. 84–91, 2009. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.bandc.2009.01.003>.

DANTO, Arthur. O mundo da arte. Artefilosofia, n. 1, p. 13–25, 2006. Disponível em: <http://www.raf.ifac.ufop.br/pdf/artefilosofia_01/artefilosofia_01_01_mundo_arte_arthur_danto.pdf>.

DEWEY, John. Arte como experiencia. 2008. v. 53.

FALK, John H.; DIERKING, Lynn D. Learning from Museums Visitor Experiences and the Making of Meaning. 2000.

FRÓIS, João Pedro, 1957-. Os Museus de Arte e a Educação : Discursos e Práticas Contemporâneas. Museologia.pt, n. No 2, p. 63–75, 2008.

HOUSEN, Abigail C. Æsthetic Thought , Critical Thinking and Transfer. p. 99–132, 1993.

KESNER, Ladislav. The role of cognitive competence in the art museum experience. Museum Management and Curatorship, v. 21, n. 1, p. 4–19, 2006.

LANKFORD, E Louis. Aesthetic Experience in Constructivist Museums. v. 36, n. 2, p. 140–153, 2002.

LEDER, Helmut et al. A model of aesthetic appreciation and aesthetic judgments. p. 489–508, 2004.

LEDER, Helmut; NADAL, Marcos. Ten years of a model of aesthetic appreciation and aesthetic judgments: The aesthetic episode - Developments and challenges in empirical aesthetics. British Journal of Psychology, v. 105, n. 4, p. 443–464, 2014.

LENGGER, Petra G. et al. Functional neuroanatomy of the perception of modern art: A DC-EEG study on the influence of stylistic information on aesthetic experience. Brain Research, v. 1158, n. 1, p. 93–102, 2007.

MOONEY, Suzanne. Aesthetic Experience as a Communicative Tool in the 21st Century. 2020.

SHUSTERMAN, Richard. The End of Aesthetic Experience. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 55, n. 1, p. 29–41, 1997.

Downloads

Publicado

02.12.2024

Como Citar

Muniz Donatelli, A. B. V. (2024). A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NOS MUSEUS DE ARTE: DOIS MODELOS NECESSÁRIOS. Revista Da FUNDARTE, 62(62), e1520. https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1520

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.