A PERFORMANCE COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DE RELAÇÕES ÉTICO-POLÍTICAS FOMENTADAS NO CONTEXTO DA ESCOLA BÁSICA

Autores

  • Sidmar Silveira Gomes Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, PR/Brasil https://orcid.org/0000-0003-4177-2464
  • Charlie Wilson Oliveira de Souza Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, PR/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1490

Palavras-chave:

escola, perfomance, pedagogia do teatro

Resumo

Este texto reflete sobre o processo de realização da performance A quem cabe o futuro do país?, concebida a partir da dramaturgia Conselho de Classe, de Jô Bilac, e apresentada no Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM. Em diálogo com estudiosos/as dos campos da Pedagogia do Teatro e da Performance, buscou-se refletir sobre os possíveis efeitos das performances artísticas nos contextos da escola básica. Apresenta-se como um desses efeitos a possibilidade da instauração de processos de ressignificação, tais como das expectativas das práticas artísticas no contexto escolar, da ideia de educação, das relações com os espaços e os sujeitos da escola e das condutas ético-políticas que ligam a escola à macro sociedade que a envolve.    

Biografia do Autor

Sidmar Silveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, PR/Brasil

 

Professor Adjunto do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá. Coordenador do Projeto de Extensão “Entre a Escola no Teatro e o Teatro na Escola: Interações e Pedagogias Possíveis”.

Charlie Wilson Oliveira de Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, PR/Brasil

Discente do curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá. Integrante do Projeto de Extensão “Entre a Escola no Teatro e o Teatro na Escola: Interações e Pedagogias Possíveis”. Bolsista do Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária – PIBIS/Fundação Araucária/CNPq/UEM.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5699-9541

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Publicado

02.12.2024

Como Citar

Gomes, S. S., & Oliveira de Souza, C. W. (2024). A PERFORMANCE COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DE RELAÇÕES ÉTICO-POLÍTICAS FOMENTADAS NO CONTEXTO DA ESCOLA BÁSICA. Revista Da FUNDARTE, 62(62), e1490. https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1490

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