A PERFORMANCE COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DE RELAÇÕES ÉTICO-POLÍTICAS FOMENTADAS NO CONTEXTO DA ESCOLA BÁSICA

Autores

  • Sidmar Silveira Gomes Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, PR/Brasil https://orcid.org/0000-0003-4177-2464
  • Charlie Wilson Oliveira de Souza Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, PR/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1490

Palavras-chave:

escola, perfomance, pedagogia do teatro

Resumo

Este texto reflete sobre o processo de realização da performance A quem cabe o futuro do país?, concebida a partir da dramaturgia Conselho de Classe, de Jô Bilac, e apresentada no Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM. Em diálogo com estudiosos/as dos campos da Pedagogia do Teatro e da Performance, buscou-se refletir sobre os possíveis efeitos das performances artísticas nos contextos da escola básica. Apresenta-se como um desses efeitos a possibilidade da instauração de processos de ressignificação, tais como das expectativas das práticas artísticas no contexto escolar, da ideia de educação, das relações com os espaços e os sujeitos da escola e das condutas ético-políticas que ligam a escola à macro sociedade que a envolve.    

Biografia do Autor

Sidmar Silveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, PR/Brasil

 

Professor Adjunto do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá. Coordenador do Projeto de Extensão “Entre a Escola no Teatro e o Teatro na Escola: Interações e Pedagogias Possíveis”.

Charlie Wilson Oliveira de Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, PR/Brasil

Discente do curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá. Integrante do Projeto de Extensão “Entre a Escola no Teatro e o Teatro na Escola: Interações e Pedagogias Possíveis”. Bolsista do Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária – PIBIS/Fundação Araucária/CNPq/UEM.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5699-9541

Referências

ANDRÉ, Carminda Mendes. O que pode a performance na escola? Cad. CEDES, Campinas, v. 37, n. 101, p. 83-106, jan./abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/JdpG6rPHk9j6dfgScfcNjhn/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 24 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622017168671

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2012.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. Editora Perspectiva: São Paulo, 2009.

CONTE, Elaine; HABOWSKI, Adilson Cristiano; SILVA, Raquel Silva da. O teatro na educação: avaliações e debetes em voga. Revista Cocar, Belém, n. 5, p. 163-184, Jan./Abr. 2019.

FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, v. 8, p. 235-246, 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373. Acesso em: 24 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246

FAIAL, Carla Alice, MIRANDA; José Valdinei Albuquerque, Corpo e arte-performance na escola básica. Revista de Educação Pública, v. 30, p. 1-20, jan./dez. 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9906. Acesso em: 11 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9906

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

SANTOS, Isabella Fernanda. A performance na escola: evidenciando limites e possibilidades. Revista Nupeart, vol. 17, 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/10025. Acesso em: 11 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2358092517172017014

SANTOS, Vera Bertoni dos. Teatro na Escola: formas de abordagem e condições de existência. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 6, n.11- 12 p. 13-17, jan./dez. 2006. 1975.

SCHECHNER, Richard; ICLE, Gilberto; PEREIRA, Marcelo de Andrade. O que pode a Performance na Educação? Uma entrevista com Richard Schechner. Educação & Realidade, v. 35, n. 2, p. 23-36, 2010. Disponível em: https:// seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/13502/7644. Acesso em: 24 abr. 2023.

SOUSA, Charlie Wilson Oliveira de; GOMES, Sidmar Silveira. Entre a Pedagogia Performativa e a Pedagogia da Performance: discussões do ato de afetar no âmbito da pedagogia do teatro. Rebento, São Paulo, n. 15, p. 214-234, jul./dez 2021.

Downloads

Publicado

02.12.2024

Como Citar

Gomes, S. S., & Oliveira de Souza, C. W. (2024). A PERFORMANCE COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DE RELAÇÕES ÉTICO-POLÍTICAS FOMENTADAS NO CONTEXTO DA ESCOLA BÁSICA. Revista Da FUNDARTE, 62(62), e1490. https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1490

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.