PARA UMA EDUCAÇÃO QUE CAMINHE JUNTO COM AS CULTURAS JUVENIS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1416Palavras-chave:
Ensino de arte. Culturas juvenis. Cultura visual.Resumo
Nesta escrita problematizo, a partir de minha experiência como professora de arte do contexto escolar, pautada nos aportes da Cultura Visual, de que modo a pretendida valorização das referências culturais e estéticas dos estudantes têm sido contemplada no ensino de arte. Discorro sobre alguns entraves que se apresentam neste processo, tal como uma concepção sobre arte, cultura e estética ainda fortemente arraigada a ensinamentos oriundos de currículos pautados sobre a ótica de uma pedagogia tradicional. Com isso discuto como tal perspectiva pedagógica diante da cultura juvenil que invade as salas de aula, acaba também por reprimir aquilo que é fruto de uma produção cultural comum e que poderia promover uma educação com vistas à valorização dos saberes dos educandos.
Referências
CHARRÉU, Leonardo; OLIVEIRA, Marilda de. Sobre ensinar e aprender e sobre aprender e ensinar no campo das visualidades contemporâneas. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs). Educação da cultura visual: aprender...pesquisar...ensinar... Santa Maria: Ed. da UFSM, 2015.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2013.
SILVEIRA, Juzelia de Moraes. Por que não? Para desestabilizar algumas certezas sobre espaços educativos e seus sujeitos. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 074–085, 2022. DOI: 10.5965/24471267812022074. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/21727. Acesso em: 12 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.5965/24471267812022074
RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. São Paulo: Mercado de Letras, 2003.
VICTORIO FILHO, A., & CASTRO DA SILVA, B. de M. (2019). Corpo, cotidiano, imagem e criação: pesquisa e escolas. Revista Digital Do LAV, 12(2), 146–163. https://doi.org/10.5902/1983734837847
VICTORIO FILHO, A., DA SILVA, P. S., DO NASCIMENTO, R. T., & SILVEIRA, V. J. (2017). Alunos ensinam professores a ser professores na escola que não é mais escola. Educação, 42(3), 597–614. https://doi.org/10.5902/1984644429956 DOI: https://doi.org/10.5902/1984644429956
PAIS, José Machado. Culturas juvenis. 2. ed. Lisboa, 2003.
RAPOSO, O., SEDANO, L. J., & WILSON LIMA, R. (2020). Introdução ao Dossiê: Juventudes, Decolonialidades e Estéticas Insurgentes. Revista TOMO, (37), 9–16. https://doi.org/10.21669/tomo.vi37.14034 DOI: https://doi.org/10.21669/tomo.vi37.14034
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juzélia de Morais Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.