MOVIMENTO (AUTO)BIOGRÁFICO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL:

AVANÇOS E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1270

Palavras-chave:

Música, HISTÓRIA DE VIDA, Pesquisa (auto)biográfica

Resumo

A ampliação do debate sobre o que se concebe como direcionamento (auto)biográfico em pesquisa e em processos de formação tem convidado pesquisadores/as a olharem para seus desenhos metodológicos e epistemológicos com novos questionamentos. A Educação Musical, nesse bojo, tem assistido, especialmente nos últimos dez anos, ao avanço desse tipo de compreensão teórica e metodológica para o estudo de suas diferentes problemáticas. Assim, este relato objetiva documentar as atividades realizadas pelo “Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil”. A partir deste registro, espera-se convidar a área para o debate conjunto sobre os limites e as particularidades da Música e da Arte, em geral, para a pesquisa (auto)biográfica.

Biografia do Autor

Jéssica de Almeida, Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil

Professora do Curso de Licenciatura em Música e dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de Brasília (UnB). Doutora e Mestre em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria (2016 e 2019). Foi líder do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação Musical (GEPAEM) e, atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa Educação Musical e (Auto)Biografia (GEMAB), desenvolvendo e orientando pesquisas sobre formação e atuação de professores, especialmente, de música, em diferentes contextos através de abordagens (auto)biográficas. Compõe o Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil, tendo coordenado extensões interinstitucionais com o intuito de divulgá-lo nacionalmente. Participou do Programa Residência Pedagógica como orientadora (2018) e como coordenadora institucional (2020), além de ter composto a equipe de redatores do Currículo do Estado de Roraima (Arte), em 2018. Integra a diretoria da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) como secretária.

Ziliane Teixeira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió, Brasil

Professora Adjunta no Curso de Música da Universidade Federal de Alagoas, atuando nas áreas de Educação Musical e Estágio Supervisionado. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2016) e Mestra em Música pela Universidade de Aveiro, Portugal (2011). Integra o Grupo de Pesquisas NarraMus, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Departamento de Música da UFSM e co-lidera o Grupo de Estudos Contemporâneos em Música (GECOM), vinculado ao Curso de Música da UFAL. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, formação de professores, pedagogia da música, pesquisas (auto)biográficas e saúde do músico. Representante da ABEM no estado de Alagoas.

Referências

ABREU, Delmary Vasconcelos de. Tornar-se professor de música na educação básica: um estudo a partir de narrativas de professores. 2011. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

ABREU, Delmary Vasconcelos de. Narrativas de profissionalização docente em música: uma epistemologia política na perspectiva da Teoria Ator-Rede. Revista da ABEM, Londrina, v. 23, n. 35, p. 125-137, 2015. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/527. Acesso em: 22 jun. 2023.

ABREU, Delmary Vasconcelos de. História de vida e sua representatividade no campo da educação musical: um estudo com dois Educadores Musicais do Distrito Federal. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, v. 23, n. 45, p. 207-227, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5080. Acesso em: 22 jun. 2023

ABREU, Delmary Vasconcelos de. A musicobiografização como intriga narrativa: um ensaio teórico entre pesquisa (auto)biográfica e educação musical. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-22, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/2525530407012022e0102/14185. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0102

ALMEIDA, Jéssica de. Biografia Músico-Educativa: Produção de Sentidos em meio à teia da vida. Tese. 368 p., Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, RS, 2019.

ALMEIDA, Jéssica de. Biografias músico-educativas de licenciandos em música: histórias de vida e seus processos formativos na graduação. Revista da ABEM, v. 29, p. 178-198, 2021a. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/883/603. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM20212910

ALMEIDA, Jéssica de. Formação e experiência: biografia músico-educativa como procedimento de pesquisa e formação. Revista Teias, v. 22, n. 64, p. 102-115. 2021b. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/48697. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.48697

ALMEIDA, Jéssica de. Perspectivas da pesquisa (auto)biográfica para a educação musical: um exercício metanarrativo. Revista Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 12 - 24, abr. 2022. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21612. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0103

ALMEIDA, Jéssica de; LOURO, Ana Lúcia. Biografia músico-educativa: aspectos teóricos e metodológicos. Revista da ABEM, v. 27, n. 42, p. 94-112, jan./jun., 2019. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaABEM/index.php/revistaabem/article/view/806. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM2019a4205

ALMEIDA, Jéssica de.; LOURO, Ana Lúcia. O método biográfico e a formação de professores: um recorte do contexto brasileiro. In: VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2018, São Paulo, Anais [...]. Disponível em: https://viiicipa.biograph.org.br/wp-content/uploads/2019/02/12E1COM_COMP_Je%CC%81ssica-de-Almeida.pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.

ALVES, Gislene de Araújo. A construção da identidade profissional de licenciandos e música da UFRN: um estudo de narrativas autobiográficas. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

CASSIANI, Yalexis C. R.; ALMEIDA, Jéssica de. Movimento (auto)biográfico da educação musical no Brasil: percorrendo brevemente sua primeira edição. Diálogos Sonoros, v. 1, n 2, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/30965. Acesso em: 22 jun. 2023.

CRUZ, Pâmela Barroso de A.; ALMEIDA, Jéssica de. A pesquisa (auto)biográfica no Brasil e suas interfaces com a Educação Musical: um estudo inicial. In: XXV Congresso Nacional da ABEM, 2021, online. Anais do XXV Congresso Nacional da ABEM, 2021. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxvcongresso/2021/paper/view/801. Acesso em: 22 jun. 2023

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. Sociologia – Problemas e práticas, n. 9, p. 171-177, 1991.

FIGUEIRÔA, Arthur de Souza. Construção de laços pelas experiências com as escolas Parque de Brasília: a história de vida de duas professoras de música. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

FIGUEIRÔA, Arthur de S.; ABREU, Delmary V. de. A história de vida de duas professoras de música das Escolas Parque de Brasília: construção de laços pelas experiências. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-16, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20898/14323. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0105

GAULKE, Tamar Genz. Aprendizagem da docência de música: um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

GAULKE, Tamar G.; PONCIANO, Ana Clara da S.; AMORIM, Fernanda G. Traços de desenvolvimento profissional de professores de música: construção da docência e a significação das relações e das práticas na educação básica. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-30, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21922/14542. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0110

GOMES, Karina B. Entre memórias e narrativas de vida desde a Escola de Aprendizes Artífices em Campos dos Goytacazes (RJ). Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-19, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/2525530407012022e0101/14298. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0101

GONTIJO, Millena Brito T. O movimento (auto)biográfico no campo da Educação Musical no Brasil: um estudo a partir de teses e dissertações. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

ISRAEL, Missara F.; CASSIANI, Yalexis C. R.; ALMEIDA, Jéssica de. Atividades extensivas do Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil: ponderações teórico-metodológicas. Revista UFG, Goiânia, v. 22, p. 1-29. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/72968/39194. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.72968

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito… Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN, 2010.

LOPES, Mariana Fonseca. As dores e amores de tornar-se professora: minhas memórias de professora iniciante. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque; ABRAHÃO, Maria Helena M. B. Conhecimentos produzidos a partir da pesquisa narrativa em educação musical. In: 6º Congresso Ibero-americano de Investigación Cualitativa, 2017. Anais [...], 2017, p. 920-929.

MADEIRA, Ana Ester C.; MARQUES, Mônica L.; PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa. Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: análise da construção do conhecimento em teses e dissertações. In: XXV Congresso Nacional da ABEM, 2021. Anais [...]. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/975/public/975-4019-1-PB.pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.

MARQUES, Mônica L.; PEDROLLO, Silani; MADEIRA, Ana Ester C.; MATEIRO, Teresa. Neologismos entre educação musical e a pesquisa (auto)biográfica. In: XXV Congresso Nacional da ABEM, 2021. Anais [...]. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/1016/public/1016-4023-1-PB.pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.

MARQUES, Mônica L.; MADEIRA, Ana E. C.; PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa. O dizível das pesquisas em educação musical: abordagem (auto)biográfica na produção acadêmica. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-32, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21773/14545. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0108

MATEIRO, Teresa; AUDRÁ, Giulliana. Sentidos e significados para a escolha da profissão professora de música: por uma compreensão narrativa. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-18, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21920/14543. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0111

NATERA, Gislene. Professora de música e pesquisadora: reflexividade narrativa a partir dos bastidores de uma pesquisa. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-24, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21927/14498. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0109

NETO, Antonio Chagas. Tornar-se professor particular de violino: uma pesquisa biográfica. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

PASSEGGI, Maria da Conceição Enfoques narrativos en la investigación educativa brasileña. Revista Paradigma (Edición Cuadragésimo Aniversario: 1980-2020), v. XLI, p. 57-79, 2020. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/929/827. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p57-79.id929

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, 2016. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267/pdf. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Revista Investigación Cualitativa, p. 6-26, 2017.

RICOEUR, Paul. Narratividad, fenomenología y hermenêutica. Anàlisis 25, p. 189-207, 2000.

NÓVOA, António. Apresentação: por que a história da educação? In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena C. (Orgs.). 4. ed. Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. III: século XX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 9-13.

OLIVEIRA, Raimundo V. L. de; ABREU, Delmary V. de. Aspectos históricos da pesquisa em Educação Musical no Brasil pela perspectiva das trajetórias de vida-científica dos pesquisadores PQ. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-26, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20707/14324. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0106

PEDROLLO, Silani; MAFFIOLETTI, Leda de A. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-26, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/22756/15008. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0113

QUEIROZ, Haniel Henrique V. de. ABREU, Delmary V. de. Abrindo horizontes para uma perspectiva musicobiográfica: um recorte analítico de uma pesquisa com três professores de música. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-25, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21745/14531. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0112

RASSLAN, Simone Nogueira. O sujeito-ator e a música na constituição de si: uma perspectiva narrativo – biográfica. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

RÖPKE, Camila Betina; MONTI, Ednardo M. G. do. (Auto)biografia e educação musical: produção de teses em Educação, História e Música entre os anos de 2015 e 2019. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 06, n. 17, p. 207-223, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9278/7953. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p207-223

SILVA, Maria Goretti Herculano. Ao tecer somos tecidos: (re)significando a docência na constituição do habitus em estudantes de Música – Licenciatura. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

SOUZA, Jusamara V.; LORENZETTI, Michelle A. G. Biografia e Educação Musical: um estudo sobre as rotas formativas de quatro religiosos brasileiros. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-25, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21771/14520. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0107

TORRES, Maria Cecília de Araújo Rodrigues. Identidades Musicais de Alunas de Pedagogia: músicas, memória e mídia. 2003. 176f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

TORRES, Maria Cecília de Araújo Rodrigues. Entrelaçamentos de lembranças musicais e religiosidade: “quando soube que cantar era rezar duas vezes”. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, p. 63-68, 2004. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/348. Acesso em: 22 jun. 2023.

TORRES, Maria Cecília. Narrativas dos movimentos de uma tese: apresentar as entrevistadas e narrar o narrado. Ouvirouver, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 644-657, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/38838. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/OUV21-v13n2a2017-21

TORRES, Maria Cecília; LOURO, Ana Lúcia. Apresentação Dossiê Perspectivas da Pesquisa (Auto)biográfica em Educação Musical. Orfeu, v. 7, n. 1, np, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23051/15049. Acesso em: 22 jun. 2023.

VIEIRA, Karina Firmino. Ser professor de música de projeto social: um estudo com entrevistas narrativas (auto)biográficas. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

VIEIRA, Karina F.; ABREU, Delmary V. de. Ser professor de música de projeto social: narrativas musicobiográficas. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 2-22, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20848/14322. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0104

WEBER, Vanessa. Tornando-se professor de instrumento: narrativas de docentes-bacharéis. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

Publicado

04.12.2023

Como Citar

de Almeida, J., & Teixeira, Z. (2023). MOVIMENTO (AUTO)BIOGRÁFICO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL: : AVANÇOS E PERSPECTIVAS. Revista Da FUNDARTE, 57(57), e1270. https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1270