A EDUCAÇÃO MUSICAL E O BALLET CLÁSSICO

Autores

  • Patrick Aozani Moraes FUNDARTE

Palavras-chave:

Educação musical, Percepção sonora, Ballet clássico.

Resumo

A presente investigação foi desenvolvida no curso de Especialização em Educação Musical para professores da Educação Básica, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs, com uma turma do curso básico de Ballet Clássico da Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE, tendo como objetivo principal aprimorar a percepção auditiva das alunas, possibilitando a construção de conhecimentos musicais. Com abordagem qualitativa, o método utilizado foi a pesquisa-ação, tendo como aporte teórico os estudos de Schafer ( 2011); Fonterrada (2004) e Schroeder (2000), que foram de suma importância para tecer relações entre a Música e o Ballet Clássico. Ao desenvolver atividades que contemplassem a investigação, a escuta e a experimentação sonora, pude concluir que as alunas conseguiram compreender, identificar e caracterizar os sons presentes no seu cotidiano. Desenvolveram uma escuta mais atenta ao repertório musical presente nas aulas de Ballet,estabelecendo um diálogo constante ao executarem exercícios da técnica e coreografia.

Biografia do Autor

Patrick Aozani Moraes, FUNDARTE

Patrick Aozani Moraes

Professor, pesquisador, bailarino e coreógrafo. Licenciado em Dança e Pós-Graduando em Educação Musical pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Formado em Ballet Clássico pela Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE, onde atualmente é professor. Atua como bailarino na "Malma" Cia de Dança" de Novo Hamburgo; no Grupo de Dança da Fundarte e na Troupe Xipô Dança-Teatro. É bailarino fundador do grupo “Singulativo Artístico”, este que se destina a desenvolver pesquisas performativas em dança. Participou de diversos congressos e seminários de formação de bailarinos e professores de dança. Em 2013 começou a desenvolver um trabalho solo sob orientação da profº Drª Cibele Sastre.


Referências

BELEI, Renata; PASCHOAL, Sandra; NASCIMENTO, Edinalva; MATSUMOTO, Patrícia. O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa. Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPel | Pelotas [30]: 187 - 199, janeiro/junho 2008.

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Publicado

20.12.2017

Como Citar

Moraes, P. A. (2017). A EDUCAÇÃO MUSICAL E O BALLET CLÁSSICO. Revista Da FUNDARTE, 34(34), 78–93. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/482

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