O CICLO DA ABORDAGEM CURRICULAR EM EDUCAÇÃO MUSICAL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1235Palavras-chave:
Currículo em Música; Abordagem do Ciclo de Políticas; Ciclo da Abordagem Curricular em Educação Musical.Resumo
Este artigo configura um recorte da dissertação de mestrado intitulada: “Do Texto ao Contexto, Da Imagem ao Som: Uma Proposta Histórico-Política para a Elaboração de um Currículo em Educação Musical”, apresentando o Ciclo da Abordagem Curricular em Educação Musical, o qual configura uma proposta teórico-metodológica para a elaboração de um Currículo em Educação Musical. Nesse sentido, são relacionadas algumas considerações sobre o Currículo em Música e a Abordagem do Ciclo de Políticas. Contudo, entende-se que as Etapas propostas pelo estudo à elaboração de um Currículo em Educação Musical poderão ser incitadas, modificadas, dentre outros aspectos, a partir do contexto a qual será viabilizada.
Referências
ABELES, Harold F. HOFFER, Charles R.; KLOTMAN, Robert H. Foundations of music education. New York: Schirmer Books, 1984.
BALL, Stephen J. Education reform: A critical and post-structural approach. Buckingham: Open university Press, 1994.
______. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
BOWE, Richard; BALL, Stephen J.; GOLD, Anne. Reforming education and changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: Acesso em: 05 de fev. 2020.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: Acesso em: 05 de fev. 2020.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elisabeth. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 94, jan./abr, 2006. Disponível em: Acesso em: 05 de fev. 2020.
MAINARDES, Jefferson; MARCONDES, Maria Inês. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 106, jan./abr, 2009. Disponível em: Acesso em: 05 de fev. 2020.
McKERNAN, James. Currículo e imaginação: Teoria de processo, pedagogia e pesquisa-ação. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Penso, 2017.
SILVA, Tomaz Tadeu. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. 2ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bruno Felix da Costa Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.