IMAGEM, IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO EM ARTE

RELAÇÕES COLETIVAS, INDIVIDUAIS E CRÍTICAS

Autores

  • Sabrina Esmeris Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1200

Palavras-chave:

Imagem, Imaginário, Educação

Resumo

O artigo aborda, primeiramente, as relações entre imagens e imaginários coletivos para, em seguida, discorrer sobre processos de leituras individuais, mesmo que estas estejam relacionadas ao imaginário ou cultura de um grupo. Após, a discussão é trazida para o âmbito da educação para pensar os benefícios de se trabalhar com a imagem ou com o audiovisual na escola em consonância com o campo da cultura visual para refletir sobre o papel da disciplina de arte. Por fim, conclui-se que se as imagens são permeadas por imaginários, deve-se considerar sua força e seu potencial de impacto. Por esse motivo, o assunto é pauta necessária para o campo da educação em arte para que se possa estabelecer um posicionamento crítico diante das imagens.

Biografia do Autor

Sabrina Esmeris, Universidade Feevale

Mestra em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharela em Artes Visuais pela Universidade Feevale. Foi servidora do Município de Porto Alegre, atuando como professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atualmente, é educadora de Artes Visuais na Prefeitura Municipal de São Leopoldo.

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Publicado

31.08.2023

Como Citar

Esmeris, S. (2023). IMAGEM, IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO EM ARTE: RELAÇÕES COLETIVAS, INDIVIDUAIS E CRÍTICAS. Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–13. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1200

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