O BEBÊ E A MÚSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS
Palavras-chave:
bebê, música, educação musicalResumo
O presente trabalho refere-se a um relato de experiência sobre um grupo de estudos organizado por integrantes do projeto de extensão “Colóquios do Grupem: O Bebê e a Música”, que aconteceu durante os meses de abril a julho de 2021, de maneira remota. Foram oito encontros estruturados para estudar textos atuais de importantes pesquisadores sobre a temática “bebê e a música”, promovendo reflexões e aprendizados relevantes. Pretende-se, posteriormente, produzir uma escrita sobre os materiais estudados, a qual será divulgada em formato digital, no site do grupo de pesquisa, em que os organizadores estão inseridos. Ainda, será elaborado um curso assíncrono com os materiais de estudos, incluindo vídeos e textos, em que profissionais da área e interessados no assunto - tais como professores da educação básica - poderão ter acesso gratuitamente, a fim de democratizar o acesso ao conhecimento sobre a educação musical com bebês.
Referências
ILARI, Beatriz Senoi. Bebês também entendem de música: a percepção e a cognição musical no primeiro ano de vida. Revista da ABEM. Porto Alegre, V. 7, 83-90, set. 2002.
MAFFIOLETTI, Leda. O que se aprende com a Música? In: ICLE, Gilberto (Org.) Pedagogia da arte: entre lugares da escola. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012. v. 2. Disponível em: https://www.academia.edu/34784025/2012_O_que_se_aprende_com_a_M%C3%BAsica_pdf. Acesso em: 18 ago. 2020.
PARIZZI, Betânia; RODRIGUES, Helena. O bebê e a música. São Paulo: Instituto Langage, 2020.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Trad. Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 25ª ed. [Reimpr.]. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2019.
WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Folclore e música folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam. Curitiba: Appris, 2019.