OS PROFESSORES DE MÚSICA E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

  • Lucas Nascimento Braga Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Palavras-chave:

Professor de Música, Produção de Conhecimento, Música.

Resumo

A presente pesquisa é parte de uma investigação que está sendo desenvolvida em um Programa de Pós-Graduação em Educação em nível de mestrado que tem como um dos objetivos levantar e analisar as produções de conhecimento com foco da temática sobre o professor de música no âmbito dos Programas de Pós-Graduação do Brasil. A escolha por teses e dissertações como documentos de análise justifica-se pelo fato destas produções apresentarem as diferentes perspectivas teóricas e abordagens metodológicas utilizadas pelos autores que realizaram pesquisas sobre a temática no período de 2008 a 2020. A partir de uma abordagem qualitativa e método pesquisa bibliográfica e documental, foi possível responder ao seguinte questionamento: O que dizem as teses e dissertações brasileiras sobre o professor de música? Feito os procedimentos metodológicos, constatou-se que as produções sobre o professor de música são oriundas de diversas áreas do conhecimento e abordam temas sobre a construção da identidade docente, dos múltiplos espaços de atuação do professor de música e de sua atuação na Educação Básica. Este recorte evidenciou ainda quantitativo significante de pesquisas sobre o cumprimento da Lei 11.769/2008, um importante acontecimento para a inserção da música na escola.

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Braga Silva, L. N. (2021). OS PROFESSORES DE MÚSICA E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 1029. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1029

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PESQUISA EM ANDAMENTO

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