TRAJETÓRIAS E HISTÓRIAS DO PROJETO DE EXTENSÃO DIÁLOGOS EMERGENTES: ENCONTROS DE DOCENTES DE ARTES CÊNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • William Fernandes Molina Universidade federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação da UFRGS
  • Fernanda Marília Gomes da Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação da UFRGS

Palavras-chave:

Docência, Artes Cênicas, Educação Básica.

Resumo

O texto discorre sobre a experiência no Diálogos Emergentes: Encontros de Docentes de Artes Cênicas da Educação Básica, Projeto de Extensão coordenado por docentes da Área de Teatro do Colégio de Aplicação da UFRGS que, desde 2020, realiza encontros para compartilhamento de experiências e intercâmbio de aprendizagens com professores(as) de Artes Cênicas que atuam em escolas das redes pública e privada de diferentes cidades do Brasil. O objetivo do projeto é fomentar trocas entre docentes que atuam no contexto escolar, acreditando que o diálogo entre esses profissionais possa ser uma das maneiras pelas quais o espaço para o ensino de Teatro e de Dança na escola torne-se cada vez mais presente e legitimado no contexto da Educação Básica.

Biografia do Autor

William Fernandes Molina, Universidade federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação da UFRGS

Professor de Teatro no Departamento de Expressão e Movimento (DEM) do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Especialista em Pedagogia da Arte pelo Grupo de Estudos em Teatro, Educação e Performance (GETEPE) do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS. Licenciado em Teatro pela UFRGS (2011). Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos em Teatro e Educação (GESTE), do CNPq. Na área de Ensino de Teatro, realiza pesquisas em temáticas como: mediação teatral, formação de espectadores, narrativas docentes em Artes Cênicas. Ator de Teatro.

Fernanda Marília Gomes da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação da UFRGS

Licenciada em Teatro (2007), Mestre em Artes Cênicas (2012) e bolsista PROF CAPES, Doutora em Artes Cênicas (2019) e bolsista CAPES pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora de Teatro do Colégio de Aplicação da UFRGS. Tem experiência na área da Pedagogia do Teatro, com pesquisas realizadas sobre os seguintes temas: Recepção Teatral e Processos de Encenação na Escola Básica. 

Referências

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FREITAS, Luciane Prestes de. A escola como lugar de teatro: táticas de ocupação do espaço para o teatro como disciplina na Educação Básica. Dissertação (Mestrado). Orientação: Prof. Dra. Vera Lúcia Bertoni dos Santos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Porto Alegre, 2014.

MOLINA, William Fernandes. Docência e ensino de teatro no Colégio de Aplicação da UFRGS (1954-1996): memórias emprestadas para uma narrativa sobre as bases de um projeto pedagógico. Tese (Doutorado em Artes Cênicas), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

ROCHA, Fernanda Marília Gomes da. Produzir Processos, Processar Produtos: desafios e possibilidades da encenação teatral no contexto da Educação Básica. Tese (Doutorado em Artes Cênicas), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Molina, W. F., & Rocha, F. M. G. da. (2021). TRAJETÓRIAS E HISTÓRIAS DO PROJETO DE EXTENSÃO DIÁLOGOS EMERGENTES: ENCONTROS DE DOCENTES DE ARTES CÊNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 998. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/998

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.