Educação musical, família e musicalidade na infância

Autores

  • Taicir Miranda Firmo Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Jocelene Machado Carpes de Oliveira Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Palavras-chave:

Educação musical, educação musical não formal, musicalidade infantil e família, grupo de pesquisa “educação musical, diferentes tempos e espaços”.

Resumo

Esta comunicação apresenta a pesquisa em andamento sobre a musicalidade de crianças. Está sendo realizada em uma escola pública municipal da cidade de Montenegro, RS, lócus da realização do PIBID/CAPES/Uergs-Música, em Montenegro/RS. A metodologia foi estruturada tendo a abordagem qualitativa como pressuposto investigativo, o estudo de caso como método, e a realização de entrevistas como técnica de coleta dos dados. A análise dos dados será realizada a partir da utilização de referenciais teóricos da educação e educação musical. A análise de conteúdo será a técnica utilizada para, a partir de todos os dados coletados, proceder à análise e síntese dos resultados. Preliminarmente, a partir do que já foi realizado nesta pesquisa, constatou-se que diversos estudantes da escola, ao comentarem a respeito de suas experiências musicais em seus lares, afirmaram que muitas das músicas que fazem parte de seu repertório e que gostam de escutar ou cantar, lhes foram apresentadas por seus pais e/ou familiares, revelando a importância da família neste processo. Entende-se a importância de, cada vez mais, serem realizados estudos com vistas a investigar a participação da família na vida de estudantes, quaisquer que sejam suas idades. Neste sentido, entende-se que esta pesquisa possa contribuir com os estudos nas áreas da educação e educação musical, bem como com nossa formação inicial como docentes de música.

Downloads

Como Citar

Firmo, T. M., Oliveira, J. M. C. de, & Wolffenbüttel, C. R. (2014). Educação musical, família e musicalidade na infância. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 315–320. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/207

Edição

Seção

Eixo Temático 3 - O professor pesquisador na educação básica (Pesquisa em Andamento)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>