100 anos de Lupicínio: reinventando sua música em sala de aula
Palavras-chave:
Música, educação, ensino médio.Resumo
O presente relato de experiência aborda atividades realizadas durante o mês de agosto de 2014, por três graduandos em licenciatura em música, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com cinco turmas de ensino médio, durante estágio de docência colaborativa em uma escola estadual normal de ensino médio de Porto Alegre/RS, que não oferece a disciplina de música em seu currículo. O tema das práticas educativas foi Lupicínio Rodrigues, sua vida e obra. Foram elaborados planos de aula que incluíssem atividades teóricas e práticas envolvendo a temática. O objetivo do projeto visou uma compreensão plena da importância histórica do músico, da vivência de sua música e do conhecimento do contexto social de sua época, através de atividades expositivas, de apreciação, de execução e de criação. Ao final do projeto, as turmas rearranjaram e apresentaram uma obra desse compositor, adicionando a este trabalho pelo menos dois elementos criativos e próprios de cada grupo. Os desafios de ensinar música inserida na disciplina de artes na contemporaneidade são abundantes nesse ambiente em que se insere o projeto apresentado. Sob esse aspecto, as atividades tiveram como principal intenção abrir caminhos para que os alunos experimentassem a música dentro da sala de aula, muitas vezes sendo este seu primeiro contato formal com esta, ampliando a experiência musical de todos.