FOLCLORE NA ESCOLA INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Danielle Viegas Wolff Guterres Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Cristina Rolim Wollfenbüttel UERGS

Palavras-chave:

folclore, educação infantil, prática docente.

Resumo

O texto apresenta a pesquisa em andamento que tem como objetivo investigar ideias e práticas docentes sobre folclore na educação infantil, em uma escola da rede pública municipal de ensino, localizada no Rio Grande do Sul. Pretende-se, além disso, construir possibilidades para o trabalho pedagógico com esta temática na escola, utilizando como base os estudos do folclore. A metodologia a ser adotada é a abordagem qualitativa, através do método estudo de caso (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). A técnica para a coleta dos dados será a coleta de documentos, a aplicação de formulário virtual e a realização de entrevistas. A análise dos dados será feita com base na análise de conteúdo (MORAES, 1999). Para fundamentar teoricamente a pesquisa serão utilizados conceitos e teorias de Burke (2009), Cavalcanti (2002), Wolffenbüttel (2019) e Garcia (2000), dentre outros autores. A partir das reflexões deste projeto, esperamos contribuir para a inserção do folclore na escola, oportunizando que a criança tenha uma aprendizagem que contemple sua cultura cotidiana.

Biografia do Autor

Danielle Viegas Wolff Guterres, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação pela UERGS, cursa especialização em Educação Especial com Ênfase em Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades pela Faculdade de Educação São Luís. Possui graduação em Pedagogia pela UNESA, Especialização em Arte em Educação e Saúde pela AVM Educacional e MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica de Petrópolis/RJ. Faz parte do grupo de Pesquisa Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação (ArtCIEd), registrado no CNPq. Possui experiência na Educação Infantil e atualmente trabalha como professora na Rede Municipal de Porto Alegre/RS.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Guterres, D. V. W., & Wollfenbüttel, C. R. (2021). FOLCLORE NA ESCOLA INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 962. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/962

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PESQUISA EM ANDAMENTO

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)