FOLCLORE NA ESCOLA INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
folclore, educação infantil, prática docente.Resumo
O texto apresenta a pesquisa em andamento que tem como objetivo investigar ideias e práticas docentes sobre folclore na educação infantil, em uma escola da rede pública municipal de ensino, localizada no Rio Grande do Sul. Pretende-se, além disso, construir possibilidades para o trabalho pedagógico com esta temática na escola, utilizando como base os estudos do folclore. A metodologia a ser adotada é a abordagem qualitativa, através do método estudo de caso (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). A técnica para a coleta dos dados será a coleta de documentos, a aplicação de formulário virtual e a realização de entrevistas. A análise dos dados será feita com base na análise de conteúdo (MORAES, 1999). Para fundamentar teoricamente a pesquisa serão utilizados conceitos e teorias de Burke (2009), Cavalcanti (2002), Wolffenbüttel (2019) e Garcia (2000), dentre outros autores. A partir das reflexões deste projeto, esperamos contribuir para a inserção do folclore na escola, oportunizando que a criança tenha uma aprendizagem que contemple sua cultura cotidiana.