Atividades na Unidade de Montenegro: estudantes de artes inseridos em escolas de Montenegro/RS participando do PIBID/CAPES/UERGS

Autores

  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Adriano Seadi Kleemann Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Diego da Rosa Salvador Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Guilherme Garibotti Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Norildo Pereira de Andrade Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Alexandra de Castilhos Moojen Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Patrick Aozani Moraes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Diewerson do Nascimento Raymundo Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Marlise do Rosário Machado Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Lucas Pacheco Brum Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Tatiane dos Passos de Oliveira Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Palavras-chave:

Artes, PIBID/CAPES/UERGS, ludicidade.

Resumo

O trabalho apresenta aspectos relativos ao subprojeto institucional da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro, intitulado “Artista e Arteiro: ensinar com arte e aprender brincando”. Foi contemplado com bolsas de iniciação à docência no Edital nº 001/2011, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UERGS). Além de estar inserido no planejamento das atividades do PIBID/CAPES, constitui-se uma das ações extensionistas do Grupo de Pesquisa “Arte: criação, interdisciplinaridade e educação” (UERGS/CNPq). Objetiva construir e desenvolver, junto a estudantes dos cursos de licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, ações pedagógico-artísticas em escolas públicas estaduais da cidade de Montenegro/RS, incluindo extensão, ensino e pesquisa, a partir de observações e planejamentos coletivos em artes. Pretende-se contribuir com a formação inicial de estudantes em arte, possibilitando um envolvimento direto com sua escolha pela docência específica. Do mesmo modo, a partir de observações, pesquisas e planejamentos coletivos em arte, pretende-se promover ações pedagógicas em arte em escolas públicas de Montenegro/RS, contribuindo com a formação inicial de estudantes do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2012-10-04

Como Citar

Wolffenbüttel, C. R., Kleemann, A. S., Salvador, D. da R., Garibotti, G., Andrade, N. P. de, Moojen, A. de C., … Oliveira, T. dos P. de. (2012). Atividades na Unidade de Montenegro: estudantes de artes inseridos em escolas de Montenegro/RS participando do PIBID/CAPES/UERGS. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 220–225. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/78

Edição

Seção

Comunicações e Relatos - Compartilhamentos: Processos de Ensino na Educação Básica

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >>