PERCEPÇÃO SOBRE CRIAÇÃO DE LABORATÓRIO DE ARTE E DANÇA NA ÁGUA (ADA), IMERSÃO DE CORPOS EM MOVIMENTO PELA ABORDAGEM SOMÁTICO-PERFORMATIVA

Autores

  • Cibele Sastre UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Flávia Gomes Martinez UFRGS
  • Michèle Rohde Duarte Professora da rede pública Estadual

Palavras-chave:

água. dança. hidroterapia.

Resumo

O presente relato dispõe de percepções integradas sobre a ação de extensão: Arte e dança na água (ADA). O método une técnicas da dança e da fisioterapia, para intensificar benefícios pela prática de técnicas de hidroterapia e criação de performances aquáticas. A oferta de uma tecnologia leve de cuidado para estudantes de dança, em ambiente áqueo, amplia o repertório de possibilidades de restabelecimento da saúde e atua em dores físicas e emocionais, favorecendo o desempenho em performances tanto pela redução da dor, quanto pela promoção de bem estar. O desafio de integralidade é fazer com que o acesso aos benefícios da cura pelas águas seja um bem coletivo. A contemporaneidade traz necessidade de urgência na execução de ações que tornem o direito de acesso gratuito à água potável para todo o planeta uma realidade. Assim, a utilização deste ambiente como meio de cuidado, revisa anseios referentes a questões ambientais, pois a preservação da vida aquática, a distribuição de água e a pluralidade na atenção ao cuidado ainda carecem de ações assertivas e seguem em processo de construção.  Por isso, atraímos  olhares para a potência do cuidado pelas águas ao dançarmos a fruição de um trabalho coletivo - dançar na água e pela água - no qual, mergulhar é sempre um marco, um início a agregar sentidos presentes na imersão em um cálido lugar de alento que, como uma segunda pele, protege dos barulhos, nutre a visão e desperta para a íntima  escuta do coração.

Biografia do Autor

Cibele Sastre, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Coordenadora do ADA, Doutora em Educação pelo PPGEDU- UFRGS, Mestre e Bacharel em Artes Cênicas pelo PPGAC e DAD Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É especialista em Laban Análise em Movimento (LMA/BF) pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies LIMS - em NY, curso que realizou com bolsa do Ministério da Cultura obtendo o título de CMA (Certified Movement Analyst). É também especialista em Consciência Corporal - Dança pela FAP- PR. Professora adjunta do Curso de Dança da UFRGS, atua no ensino da dança moderna e contemporânea, análise de movimento, estágio em projetos, e educação somática. Desenvolve uma pesquisa sobre a Prática como Pesquisa em Dança e investiga relação entre Dança, Educação Somática e Criação. Integra os Grupos de Pesquisa GRACE/UFRGS e Corpoética/UERGS, e a Rede Internacional de Estudos da Presença. Atua como criadora intérprete, coreógrafa e dramaturgista na prática docente, e com diferentes parcerias na pesquisa em dança. 

Flávia Gomes Martinez, UFRGS

Coordenadora do ADA, possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências da Saúde Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA, 1988) e em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1990), mestrado em Ciências do Movimento Humano (UFRGS, 1997) e doutorado em Neurociências (UFRGS, 2007). Atualmente é Professora Associada da UFRGS, atuando no curso de graduação em Fisioterapia, em programas de pós-graduação lato sensu e em stricto sensu no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano.Especialista em Fisioterapia Aquática, tem experiência e formação complementar na área de fisioterapia e educação física, com ênfase em atividades aquáticas, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia aquática, exercícios aquáticos, avaliação fisioterapêutica, cinesiologia e biomecânica, cinesioterapia, terapia manual, locomoção, comportamento motor e neurociências. Atualmente é Diretora do Centro Olímpico da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS.

Michèle Rohde Duarte, Professora da rede pública Estadual

Extensionista do ADA, atua desde 2007 como professora da Rede Pública Estadual, é graduada em Letras pela FAPA(2007) e Especialista em Pedagogia da Arte pela UFRGS (2011). Em 2020 inicia no  DESC - Dança, educação somática e criação e em 2023 participa do espetáculo Riacho, coreografado por Cibele Sastre para o Global Water Dances. Atualmente, é estudante de Saúde Coletiva (UFRGS), onde dedica-se ao estudo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Atua como integrante do Coletivo Corpos d'água que cria performances vinculadas a temática da água, dança e educação somática.

Referências

Sem referências

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Sastre, C., Gomes Martinez, F. ., & Rohde Duarte, M. . (2023). PERCEPÇÃO SOBRE CRIAÇÃO DE LABORATÓRIO DE ARTE E DANÇA NA ÁGUA (ADA), IMERSÃO DE CORPOS EM MOVIMENTO PELA ABORDAGEM SOMÁTICO-PERFORMATIVA. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 28(28), 1–6. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1320

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.