A valorização da cultura brasileira através do ensino do teatro

Autores

  • Nathalia Chiabai de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Palavras-chave:

Teatro, PROEMI, cultura brasileira.

Resumo

O presente artigo descreve a pesquisa experimental que está sendo realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Almirante Barroso, localizada no bairro Goiabeiras, em Vitória-ES, e propõe uma interferência na rotina da escola através da inserção da prática teatral. O projeto ganha força devido à movimentação que o PROEMI (Programa Ensino Médio Inovador) provocou na escola. O PROEMI chega para redefinir o currículo da escola pública, tendo como uma de suas propostas, incluir as artes cênicas como área de conhecimento. A pesquisa descreve esse momento de transição que a escola está passando, visa o processo e as conseqüências provocadas pela inserção das artes cênicas no espaço, além de experimentar metodologias que facilitam a abordagem de jovens de diferentes realidades. É através de oficinas oferecidas no contra turno que o trabalho acontece, tendo por objetivo oferecer aos alunos uma aula dinâmica e lúdica, capaz de desenvolver suas habilidades, além de promover a valorização da cultura brasileira e a articulação do projeto com outras linguagens artísticas. Os resultados alcançados até agora indicam que a proposta é valida e está conseguindo provocar mudanças significativas no comportamento dos alunos, que modificaram sua postura e começaram a enxergar sua cultura de outra maneira.

Downloads

Como Citar

Freitas, N. C. de. (2014). A valorização da cultura brasileira através do ensino do teatro. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 46–50. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/162

Edição

Seção

Eixo Temático 1 - O diálogo entre as artes e as outras áreas do conhecimento (Pesquisa em Andamento)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.