Experimentações no PhotoGraphein: as imagens de “câmeras-sardinha” e o ensino de Artes Visuais

Autores

  • Diana Silveira de Almeida Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Amanda Ribeiro Corrêa Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Carine Belasquem Rodriguez Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Daniela Pereira Santos Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Cláudia Mariza Mattos Brandão Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Palavras-chave:

Educação, fotografia, câmera-sardinha.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma investigação em desenvolvimento no PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação, UFPel/CNPq, voltada para um processo de fotografia artesanal, conhecido como foto na lata ou pinhole. A pesquisa consiste na construção e utilização de “câmeras-sardinha”, que tem uma lata de sardinha como base, e utilizam o filme fotográfico como material fotossensível. O objetivo das ações consiste em problematizar a instantaneidade dos processos digitais contemporâneos aos quais as novas gerações estão familiarizadas, destacando a contribuição de tais processos para uma educação em Artes Visuais diferenciada, que priorize a produção de imagens acompanhada de processos reflexivos. Ao longo do texto discutimos o funcionamento desses equipamentos, apresentando os materiais e técnicas necessários para a construção das mesmas, e mostrando alguns dos resultados obtidos pelos integrantes do PhotoGraphein.

Downloads

Publicado

04/10/2012

Como Citar

Almeida, D. S. de, Corrêa, A. R., Rodriguez, C. B., Santos, D. P., & Brandão, C. M. M. (2012). Experimentações no PhotoGraphein: as imagens de “câmeras-sardinha” e o ensino de Artes Visuais. Seminário Nacional De Arte E Educação, (23), P. 466–472. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/120

Edição

Seção

Comunicações e Relatos - Arte e Performance