Atividades na Unidade de Montenegro: estudantes de artes inseridos em escolas de Montenegro/RS participando do PIBID/CAPES/UERGS
Palavras-chave:
Artes, PIBID/CAPES/UERGS, ludicidade.Resumo
O trabalho apresenta aspectos relativos ao subprojeto institucional da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro, intitulado “Artista e Arteiro: ensinar com arte e aprender brincando”. Foi contemplado com bolsas de iniciação à docência no Edital nº 001/2011, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UERGS). Além de estar inserido no planejamento das atividades do PIBID/CAPES, constitui-se uma das ações extensionistas do Grupo de Pesquisa “Arte: criação, interdisciplinaridade e educação” (UERGS/CNPq). Objetiva construir e desenvolver, junto a estudantes dos cursos de licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, ações pedagógico-artísticas em escolas públicas estaduais da cidade de Montenegro/RS, incluindo extensão, ensino e pesquisa, a partir de observações e planejamentos coletivos em artes. Pretende-se contribuir com a formação inicial de estudantes em arte, possibilitando um envolvimento direto com sua escolha pela docência específica. Do mesmo modo, a partir de observações, pesquisas e planejamentos coletivos em arte, pretende-se promover ações pedagógicas em arte em escolas públicas de Montenegro/RS, contribuindo com a formação inicial de estudantes do Ensino Fundamental.