PROJETO DE EXTENSÃO EXPERIMENTOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA 2023

Autores

  • Sílvia da Silva Lopes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Amanda Rodrigues Padilha Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

processo de criação; Dança; palestra/oficina

Resumo

Este tem o objetivo geral de auxiliar na formação dos (as) licenciandos (as) em Dança, na perspectiva da importância da criação em Dança junto a comunidade. Os objetivos específicos do projeto são: ampliar o número de produções artísticas na Graduação em Dança; promover palestras sobre o assunto, estudar sobre transversais contemporâneos na comunidade; contribuir, mesmo que de forma singela, para erradicar as desigualdades sociais no âmbito global;  participar de processos de criação em Dança, de palestras/oficinas sobre processos de criação e das fruição de obras de Dança. A Dança como área de conhecimento em Arte na Educação Básica, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96 e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inclui a criação em Dança como conteúdo para a educação estética e formação do cidadão. Porém, ainda são poucas as escolas que têm professoras/es de Dança. Além disso, os(as) licenciandos(as) relatam bloqueios de criação nos componentes curriculares desse eixo, no Curso. São previstas cinco atividades coorelacionadas: reuniões quinzenais com a bolsista; reuniões com diretores/coreógrafos para estudos e acompanhamento dos processos de criação; encontros semanais para os processos de criação; palestras e uma apresentação fechando com a fruição do público. A participação dos (as) intérpretes-criadores (as) nos processos de criação será exigência do projeto.

Biografia do Autor

Sílvia da Silva Lopes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora Assistente e Coordenadora do Curso de Graduação em Dança da Uergs

Referências

DANTAS, Mônica Fagundes. Dança, o enigma do conhecimento. 2. ed. -Curitiba: Appris, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br Acesso em: 05 out, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394/96. Brasília, 1996.

BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências [...]. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.[...]. Disponível em:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de

Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 14/2015 . Brasília: CNE: MEC nov. 2015.

Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígena na Educação Básica em decorrência da Lei nº 11.645/2008

Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECEBN142015.pdf?query=etnico%20racial

FIUZA, Kókoj Kaigãng. Palestra. As Artes na Cultura Indígena. 2023. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

ICLE, Gilberto. Pedagogia da Arte: entre-lugares da escola. Volume 2 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.

UERGS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Político de Curso. Graduação em Dança: Licenciatura. Porto Alegre. 2020. Disponível em: URL. https://www.uergs.edu.br/upload/arquivos/202309/12115922-ppc-danca-reestruturacao-2023-03022023-atualizacao-ago2023.pdf Acesso em: 19 de setembro de 2023.

WOODRUFF, Dianne. Treinamentos na dança: Visões mecanicistas e holísticas. In: Cadernos do GIPE-CIT, Estudos do Corpo, Salvador, n.2, p.31-9, FEV. 1999.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Lopes, S. da S., & Rodrigues Padilha, A. (2023). PROJETO DE EXTENSÃO EXPERIMENTOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA 2023. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 28(28), 1–7. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1321

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>