A presença da música nas Escolas Públicas Municipais da região do COREDE do Vale do Rio dos Sinos, RS

Autores

  • Diogo Henrique Ertel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Palavras-chave:

Educação Musical, políticas educacionais, grupo de pesquisa “Educação musical, diferentes tempos e espaços”, COREDE do Vale do Rio dos Sinos.

Resumo

A pesquisa, em andamento, investiga a inserção da música nas escolas públicas municipais da Região do COREDE do Vale do Rio dos Sinos, RS. Participa do Grupo de Pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços”, da Uergs, que investiga os COREDEs do RS. A pesquisa partiu dos questionamentos: Quais secretarias municipais de educação do COREDE do Vale do Rio dos Sinos têm realizado ações, atividades e/ou movimentos de inserção da música nas escolas de sua rede de ensino? Quantas e quais escolas públicas municipais deste COREDE ofertam a música em seus tempos e espaços? Quais são as ações de inserção da música nas escolas públicas municipais deste COREDE? Quantas secretarias municipais de educação da região promovem concursos públicos para professores com habilitação em música? Quantos professores de música existem em seus quadros de concursados? Quem são os profissionais que desenvolvem atividades musicais em escolas públicas municipais? Como resultados preliminares observou-se que grande parte da existência da música nas escolas públicas municipais da região do COREDE do Vale dos Sinos ocorre pela adesão ao Programa “Mais Educação”. Fora esta inserção, a música encontra-se parcamente presente nas escolas. Entende-se que os resultados obtidos nesta investigação possam contribuir para subsidiar a criação de políticas públicas para a inserção da música nas escolas.

Downloads

Como Citar

Ertel, D. H., & Wolffenbüttel, C. R. (2014). A presença da música nas Escolas Públicas Municipais da região do COREDE do Vale do Rio dos Sinos, RS. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 533–541. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/242

Edição

Seção

Eixo Temático 8 - O ensino da arte e a inclusão escolar (Pesquisa em Andamento)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>