Interdisciplinaridade no ensino básico: estabelecendo relações através da forma

Autores

  • Patrícia de Sousa Borges Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Sílvia da Silva Lopes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Palavras-chave:

Ensino da Dança, interdisciplinaridade, coreografia.

Resumo

Essa pesquisa encontra-se em andamento e faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que visa proporcionar aos bolsistas uma insersão maior no contexto escolar. Estão sendo realizadas visitas semanais à E.M.E.F. José Pedro Steigleder, onde  a autora uniu-se aos professores de Artes Visuais e Matemática para realização de um projeto interdiciplinar com uma turma de 7º ano. A partir das observações das aulas desses professores e das reuniões surgiu uma questão de pesquisa: Quais as possíveis articulações a serem realizadas entre as áreas de conhecimento em Dança, Artes Visuais e Matemática, especificamente com os conteúdos coreográficos, desenhos tridimencional e geometria? Para responder a essa questão tenho como objetivo invetigar as possibilidades de interdiciplinares entre as áreas de conheciemento Dança, Artes Visuais e Matemática. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa: pesquisa ação.  Realizar-se-á observações das aulas de Artes Visuais e Matemática que serão registradas em um caderno de campo. Será feito  uma revisão bibliográfica sobre interdisciplinaridade o que fomentará a análise dos dados a fim de, posteriormente,  planejar ações pedagógicas como intuito de articular os conteúdos das três áreas de conheciementos abordados nessa pesquisa. Resultados parciais: apesar dessa pesquisa ainda não estar concluída, observou-se que os professores, participantes dessa estão cientes da necessidade de uma construção de conhecimento interdisciplinar.  Conclusão: nota-se a preocupação desses professores em criar relações entre os  conteúdos da sua área de conhecimento e das demais áreas, a fim de facilitar a construção de conhecimento dos alunos da Escola José Pedro Steigleder.

Downloads

Como Citar

Borges, P. de S., & Lopes, S. da S. (2014). Interdisciplinaridade no ensino básico: estabelecendo relações através da forma. Seminário Nacional De Arte E Educação, (24), P. 83–85. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/168

Edição

Seção

Eixo Temático 1 - O diálogo entre as artes e as outras áreas do conhecimento (Pesquisa em Andamento)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>