Estratégias pedagógicas de professores da E.M.E.F. José Pedro Steigleder: pensando o ensino da Dança a partir da sua análise

Autores

  • Iara Taiane Maciel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Sílvia da Silva Lopes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Palavras-chave:

Ações pedagógicas, construção de conhecimentos, estratégias de ensino, dança.

Resumo

Essa pesquisa faz parte do projeto do PIBID/CAPES/UERGS e encontra-se em andamento. Devido a questionamentos movidos pelos métodos de ensino aplicados em uma escola de ensino básico, a aluna-bolsista definiu o tema de pesquisa: o estudo das estratégias pedagógicas de dois professores da E. M. E. F. José Pedro Steigleder. O objetivo geral da presente pesquisa é identificar diferentes estratégias de ensino aplicadas pelos professores observados. A metodologia dessa pesquisa é um estudo de campo do tipo qualitativo, observacional descritivo. Houve um estudo preliminar a fim de realizar uma escolha intencional dos sujeitos da presente pesquisa, por meio de uma entrevista estruturada pré-determinada realizada com os alunos de uma turma de 6º ano. Essa entrevista teve como objetivo descobrir quais são as disciplinas e conteúdos que eles mais gostam e menos gostam, a fim de definir quais aulas participariam dessa pesquisa. Como resultado parcial observou-se, na etapa preliminar dessa pesquisa, que os professores utilizam metodologias e estratégias bem diversificadas para atrair a atenção e interesse dos alunos. Apesar de a pesquisa encontrar-se em fase inicial conclui-se que se faz necessário repensar as estratégias de ensino a fim de facilitar a construção das diferentes áreas de conhecimento.

Downloads

Como Citar

Maciel, I. T., & Lopes, S. da S. (2014). Estratégias pedagógicas de professores da E.M.E.F. José Pedro Steigleder: pensando o ensino da Dança a partir da sua análise. Seminário Nacional De Arte E Educação, (24), P. 71–75. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/166

Edição

Seção

Eixo Temático 1 - O diálogo entre as artes e as outras áreas do conhecimento (Pesquisa em Andamento)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>